O Governo do Pará deu início ao envio de 24 toneladas de mantimentos para as vítimas da tragédia político-climática do Rio Grande do Sul. O embarque do material ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), com a presença do governador Helder Barbalho, em Belém. O estado também já enviou 12 bombeiros especialistas em salvamentos, cães farejadores e equipamentos diversos.
O material que será enviado foi arrecadado por meio da campanhas de doação mobilizadas pelo Estado, nas Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém, e também pela sociedade civil, por meio de grupos de voluntários e empresas. Entre os itens arrecadados estão pacotes de água mineral, alimentos, itens de higiene, roupas e ração para animais.
A logística de envio dos donativos foi organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. “Conseguimos arrecadar cerca de 24 toneladas de doações nas 7 Usinas da Paz localizadas na Região Metropolitana de Belém. Esta é uma causa urgente e o povo paraense se mobilizou para formar uma verdadeira corrente solidária”, declarou o secretário estadual de Cidadania, Igor Normando.
A crise no Rio Grande do Sul, segundo dados da Defesa Civil de 12h desta segunda-feira (20), deixou mais de 581 mil pessoas desalojadas e afetou mais de 2,3 milhões de pessoas direta ou indiretamente, ao longo de 463 municípios. Foram confirmados 157 óbitos, 88 pessoas desaparecidas e mais de 800 feridos. Foram resgatados 82.666 pessoas e 12.358 animais. Há 76.188 pessoas em abrigos.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Receita Federal alerta sobre golpe aplicado contra prefeituras após ocorrência no Paraná
- STF marca conciliação entre Mineração Onça Puma e Governo do Pará para dia 27 de maio
- EroBrasil lista ações de recuperação e conservação do solo no Pará, no Mato Grosso e na Bahia
- Arroba do boi gordo abre 2ª quinzena de maio com desvalorização; veja preços em Tucumã, São Félix do Xingu, Redenção e Água Azul do Norte