Um conflito familiar levou uma mulher idosa a incendiar a própria casa, em Xinguara, no Sul do Pará. O caso ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no setor Itamaraty. Foi o segundo incêndio, em menos de 48 horas, ocorrido no município. E assim como muitos da região, ainda não possui um grupamento do Corpo de Bombeiros. Coube a agentes do 17º Batalhão de Polícia Militar, prefeitura (com carro-pipa) e voluntários combater as chamas. Ninguém se machucou.
A dona da casa confessou o crime. As motivações do conflito familiar, no entanto, são várias e não parecem confiáveis por terem múltiplas versões da idosa. O Fato Regional, assim como outros veículos da imprensa local, teve acesso a essas várias versões e vai se abster de divulgá-las, pois indicam uma situação muito íntima da família. Em meio ao combate às chamas, os policiais ajudaram no resgate de uma papagaio que ficou no imóvel.
No dia 26 de fevereiro, o governador Helder Barbalho (MDB) assinou a ordem de serviço para construção de um quartel do Corpo de Bombeiros em Xinguara. O ato contou com a presença do deputado Torrinho (MDB), que junto à prefeitura foi um dos articuladores para que o grupamento fosse instalado. Também está em andamento a obra do quartel da corporação em São Félix do Xingu.
Diante das complexidades do caso e necessidade de individualização de responsabilidades pelos riscos, a idosa e outros familiares foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Xinguara. Afinal, por se tratar de uma área residencial, o fogo proposital poderia ter se alastrado e atingido outros imóveis. Um dos familiares da mulher é uma pessoa com deficiência e que se locomove por cadeira de rodas, agravando os riscos do ato.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Polícia Civil divulga regras para licenciamento de eventos juninos; veja novidades deste ano
- Mulher sofre tentativa de feminicídio na Taboca, em São Félix do Xingu; marido é encontrado morto
- Corpo de jovem é encontrado perto do rio em Água Azul do Norte; há outro homem dado como desaparecido na mesma área