Com foco no desenvolvimento infantil, o Programa Criança Feliz, uma iniciativa do Governo Federal, tem como missão estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças com até 6 anos de idade. Este objetivo é alcançado através do acompanhamento de mães, pais e cuidadores. No Pará, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) é a responsável pela execução do programa.
A iniciativa prevê visitas domiciliares e a qualificação da oferta dos programas e benefícios da rede socioassistencial e serviços de acolhimento. O foco é sempre a família, promovendo o fortalecimento da intersetorialidade entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, sistema de justiça e garantia de direitos.
Entre janeiro e junho deste ano, 95 técnicos foram capacitados por meio do programa, abrangendo cinco regiões de integração: Lago de Tucuruí, Rio Capim, Araguaia, Baixo Amazonas e Tapajós. Representantes de 24 municípios já receberam essa qualificação, permitindo que o Programa Criança Feliz alcance as famílias e promova um desenvolvimento infantil mais abrangente.
(Pedro Ribeiro, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Polícia Civil investiga morte de trabalhador rural em Rondon do Pará, Sudeste do Pará
- Tráfico de drogas em Redenção: suspeito é preso em flagrante; saiba mais
- Menor de idade comete assassinato por ciúmes em Tucumã, sul do Pará; saiba mais sobre o caso
- Furto de bateria de caminhão em Redenção-PA: suspeitos são captados por câmeras de segurança