sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Escolas estaduais de São Félix do Xingu e Cumaru do Norte recebem kits de internet da Starlink pelo Governo do Pará

Além dos dois municípios da região Sul do Pará, outros 21 foram contemplados com os kits do programa 'Bora Estudar', do Governo do Estado, somando 171 salas de aula com novos equipamentos que garantirão acesso à internet e aulas com conteúdo multimídia mesmo em regiões mais afastadas
Os kits, além das antenas da Starlink com suporte e manutenção, incluem notebooks, TVs, microfones e no-break (Foto: Divulgação / Agência Pará)

O Governo do Estado iniciou, a segunda-feira (15), a distribuição de mais “Kits Bora Estudar”, compostos de TV, notebook, microfones e antenas de internet da Starlink. Os equipamentos vão atender a 171 salas de aula, nas localidades rurais remotas de 23 municípios, onde haverá oferta do Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologia via Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep). Escolas de São Félix do Xingu e Cumaru do Norte, no Sul do Pará, estão entre as contempladas.

“Esse material está começando a sair para essas comunidades que nunca tiveram atendimento de Ensino Médio. A tecnologia existe para dar o suporte, sem substituir professores. Sempre teremos professor presencial em sala de aula e professor no estúdio, atuando juntos pela aprendizagem dos estudantes do Centro de Mídias”, disse Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará.

Os municípios contemplados com os 171 kits são: Afuá, Faro, Óbidos, Santarém, Belterra, Juruti, Mojuí Dos Campos, Curralinho, Muaná, Portel, Porto de Moz, Melgaço, Bagre, Oeiras do Pará, São Sebastião da Boa Vista, Cametá, Colares, Cachoeira Do Piriá, Cumaru do Norte, Itupiranga, Vitória do Xingu, São Félix do Xingu e Oriximiná.

Os kits, além das antenas da Starlink com suporte e manutenção, incluem notebooks, TVs, microfones e no-break (Foto: Marco Santos / Agência Pará)

A primeira etapa de instalação de antenas de internet já contemplou 650 unidades escolares prioritárias, de um total de 894 escolas. Na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais. O programa foi desenvolvido a partir de um diagnóstico sobre a conectividade de escolas, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), que pontuou a necessidade de avançar com relação à conectividade e internet nas escolas estaduais. O processo de compra dos equipamentos foi acompanhado pelas cortes.

O Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep) é responsável pela oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia, que é uma alternativa para atender estudantes que vivem em regiões remotas do estado e garantir que ninguém fique para trás. Essa iniciativa será potencializada com os “Kits Bora Estudar”, passando a alcançar e beneficiar 314 localidades e 11,6 mil estudantes.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!