segunda-feira, 25 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

ALERTA: notícia falsa diz que Bolsa Família terá antecipação da parcela de janeiro de 2025

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) reitera o compromisso em trabalhar para o desenvolvimento social, promovendo a justiça e a equidade, e solicita à população que se una aos esforços do Governo Federal na luta contra a disseminação de fake news
O Bolsa Família é um programa referência no mundo de redistribuição de renda e combate à fome e à miséria (Foto: Lyon Santos / MDS / Arquivo)

Nos últimos dias, vem circulando nas redes sociais um suposto comunicado de que o Bolsa Família teria um pagamento extra em dezembro deste ano. Porém, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alerta os beneficiários do programa que se trata de uma notícia falsa. Os inscritos só receberão os valores normais referentes ao mês de dezembro e conforme o calendário de pagamento.

“Circula na internet conteúdo falso dizendo que em dezembro haverá dois pagamentos do benefício, sendo que um deles seria uma antecipação da parcela de janeiro. O pagamento mensal segue o calendário divulgado no início de 2024, conforme ocorre a cada ano, já prevendo as datas dos repasses, e que não há pagamento antecipado referente a janeiro”, diz nota do MDS sobre o conteúdo suspeito, adiantando que está tomando providências legais.

Há algumas variações dessa notícia falsa, falando sobre a parcela extra ser adiantamento de janeiro. Em outras, seria um “13º salário do Bolsa Família”. Outros conteúdos até falam em sucessivas parcelas extras. O MDS afirma que todas são falsas e podem provocar transtornos para os beneficiários, que poderiam fazer planos com os recursos extras. E ainda, prejudicar o Governo Federal, que passaria por mentiroso.

“Para combater esse tipo de mensagem que prejudica o andamento da assistência oferecida, o ministério reafirma a importância de os cidadãos agirem contra a disseminação de informações falsas. O MDS orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal www.gov.br/mds e nas redes sociais do ministério”, conclui a nota do ministério responsável pelo Bolsa Família.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!