quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Aos 66 anos, morre Maguila, um dos grandes heróis da história do boxe no Brasil

O peso-pesado Maguila deixa a esposa, três filhos e um legado que inspirou gerações de boxeadores brasileiros e também lutadores de algumas artes marciais. Na carreira de 85 lutas oficiais, venceu 77, sem incluir uma vitória muito maior: a de se tornar um herói e uma lenda do esporte, que representou o Brasil em todo o mundo.
Maguila se foi aos 66 anos, enfrentando complicações da doença incurável conhecida como 'Demência Pugilística', resultado de anos dedicados ao boxe e golpes na cabeça (Foto: Divulgação)

O boxe brasileiro perdeu, nesta quinta-feira (24), um dos seus maiores atletas da história: Maguila, ou José Adilson Rodrigues dos Santos. A morte dele foi confirmada pela esposa, Irani Pinheiro. Considerado um um herói e uma lenda do esporte, ele sofria da incurável demência pugilística, nome mais comum para Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma espécie de condição adquirida após anos de golpes na cabeça.

(Foto: Acervo Pessoal)

Maguila deixa a esposa, três filhos e um legado que inspirou gerações de boxeadores brasileiros e também lutadores de algumas artes marciais. Ele lutava na categoria peso-pesado e se aposentou nos anos 2000. Nasceu em 12 de junho de 1958 em Aracaju (SE). Das 85 lutas profissionais, venceu 77 — sendo 61 por nocaute —, sete derrotas e um empate técnico. Um cartel invejável para alguns dos melhores lutadores do mundo de diferentes esportes.

(Foto: Acervo Pessoal)

Historicamente, a luta contra outro super astro do boxe, George Foreman, foi uma das mais famosas do boxe na geração de Maguila. O estadunidense, no entanto, o nocauteou. Foi preciso um dos maiores campeões mundiais do boxe para cravar uma derrota na carreira do brasileiro.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações do G1)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!