segunda-feira, 25 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Após ação do MPT, Prefeitura de São Félix do Xingu terá concurso público com 300 vagas; edital sai na semana que vem

A ação civil pública foi movida pelo MPT em 2004, na gestão do ex-prefeito Antônio Paulino, após ter sido identificada a necessidade de concurso público para São Félix do Xingu. Em setembro deste ano, a gestão do prefeito João Cleber (MDB) foi notificada a adotar providências imediatas para dar andamento concurso, que deve ofertar 300 vagas para todos os níveis de escolaridade.
Sede da Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu, município com a segunda maior população do Sul do Pará e 3º maior território do estado (Foto: Arquivo Fato Regional)

Desde 2004, a Prefeitura de São Félix do Xingu é alvo de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT), que aponta a necessidade de realização de um concurso para contratação de novos servidores. O concurso foi confirmado, com a contratação da banca sendo concluída nesta sexta-feira (22). O edital, prevendo cerca de 300 vagas, deve ser publicado até terça-feira (26).

Os detalhes finais e oficiais devem constar somente no edital, mas de forma preliminar, o Fato Regional teve a confirmação de que as vagas serão distribuídas em diferentes secretarias, mas a maior parte deverá ser concentrada na Secretaria Municipal de Educação. Haverá cargos para os níveis fundamental, médio e superior. A média de salários ainda não foi divulgada, mas deve seguir no mesmo patamar legal do município e com os benefícios padrão.

A ação civil pública foi movida pelo MPT ainda na gestão do ex-prefeito Antônio Paulino, após ter sido identificada a necessidade de concurso público para São Félix do Xingu. A ação seguiu com vários recursos e passando por diferentes gestões. Após o período eleitoral, a gestão do prefeito João Cleber (MDB) foi notificada a adotar providências imediatas para dar andamento ao certame. O descumprimento pode levar a multas que, somadas, podem chegar a R$ 10 milhões.

Diante do grave prejuízo que pode afetar as contas da Prefeitura de São Félix do Xingu e prejudicar os investimentos públicos, a gestão do prefeito João Cleber deu andamento aos trâmites legais do concurso público como prevê a legislação e conforme determinação do MPT e do Poder Judiciário. Com os prazos de divulgação do edital, tempos de recursos, inscrições e outros procedimentos, a previsão é de que a maioria das etapas fique para 2025.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!