A Câmara dos Deputados vai discutir a baixa cobertura e qualidade da telefonia móvel nas localidades distantes dos grandes centros, principalmente na Região Norte. O requerimento para a realização da audiência pública foi apresentado pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e tem como convidados o diretor presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e das operadoras Vivo, TIM, Claro e OI.
Na justificativa o parlamentar explica que a telefonia móvel cresceu rapidamente no Brasil, ultrapassando a fixa tanto em ligações telefônicas como em transmissão de dados. Em números, são 235,8 milhões de linhas ativas no País, mais que o número de habitantes (207,6 milhões), sendo 60,7% delas pré-pagas e 39,3% pós-pagas, indicando que o serviço de telefonia móvel é acessado tanto pelas classes de baixa renda com as de renda mais elevadas. “Por outro lado, a distribuição do acesso por região do País é desigual, enquanto a média nacional é de 139,16 linhas por 100 habitantes. No Estado do Pará, por exemplo, é de apenas 115,75 linhas por 100 habitantes”, destaca.
OURILÂNDIA DO NORTE
Em março deste ano, moradores de Ourilândia do Norte, sudeste do estado, entraram em contato com a redação do Portal Fato Regional, denunciando a má qualidade do serviço prestado pela operadora VIVO. Segundo eles, estariam há mais de 30 dias sem cobertura de área na localidade.
Ainda de acordo com os moradores, esse já é um problema antigo no município. Em dezembro de 2018, várias denúncias já haviam sido relatadas, porém, nada foi feito.
Na época, a operadora desconheceu a informação repassada a nossa reportagem e, chegou a mandar a seguinte nota:
“Obras de melhorias que estão sendo realizadas na rota de transmissão que atende ao município e que exigem interrupções esporádicas dos serviços da operadora, dentro do horário comercial, para que as atividades nas torres e sites sejam realizadas obedecendo os parâmetros de segurança exigidos.
A Vivo ressalta que suas obras são executadas seguindo critérios determinados pela Anatel.
Com o aumento da capacidade da rota de transmissão, clientes terão melhor experiência para utilizar os serviços de voz e dados no município de Ourilândia do Norte, que já possui a rede 4G, e que também beneficiará as cidades de Água Azul do Norte, Bannach e Tucumã”.
Da Redação Fato Regional