No Brasil, desde 2002, as farinhas de trigo e milho, obrigatoriamente, devem ser enriquecidas com ferro e ácido fólico (vitamina B9). Essa foi uma intervenção para aumentar o consumo de nutrientes essenciais pela população, com alimentos de consumo constante e relativo fácil acesso. Nesta quinta-feira, 30 de novembro, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai debater se seria possível enriquecer o arroz com nutrientes também.
A justificativa da discussão é o combate à “fome oculta” do Brasil, um problema que se escancarou durante a crise econômica gerada na pandemia de covid-19, que levou a sociedade a falar mais sobre insegurança alimentar. A fome oculta é um nível de insegurança alimentar caracterizada pela deficiência de vitaminas e minerais. Na fome clássica, uma pessoa pode até ingerir calorias em quantidades suficientes, mas não de forma nutritiva.
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) observa que 20,9% da crianças brasileiras menores de 5 anos têm anemia. Considerando apenas o recorte de 6 a 23 meses, esse índice chega a 24,1%. O parlamentar acrescenta que o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2019 indicou que 50% das crianças em idade pré-escolar (6-59 meses) e 66% mulheres não grávidas em idade reprodutiva (15- 49 anos) apresentaram algum nível de deficiência de micronutrientes.
“Frente a esse cenário, a fortificação do arroz se apresenta como uma forma eficaz para melhoria da saúde da população e da ingestão dos micronutrientes. Diversos estudos que atestam a eficácia e a aceitabilidade do consumidor ao arroz enriquecido, devido, principalmente, ao arroz ser um componente central da dieta de diversas culturas”, avalia Evair. O ferro ajuda no combate a anemias. O ácido fólico também auxilia no combate à anemia e má-formação de bebês durante a gestação.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Câmara)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Prefeita Majorri e vice Alecio avançam com recuperação de vicinais e pontes em Floresta do Araguaia
- Curso de embutidos e defumados encerra ciclo de capacitações de 2023 em Tucumã
- Mercado municipal e rodoviária de Ourilândia do Norte estão em obras de ampliação em parceria entre a Vale e a Prefeitura
- CPI das ONGs promove audiência em São Félix do Xingu e investiga atuação de organizações na Desintrusão da Apyterewa