quarta-feira, 12 de junho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Campanha de multivacinação no Pará aplicou 126 mil doses de vacinas

A vacinação continua em todos os postos de saúde do estado independente da campanha, realizada de 10 a 26 de agosto em todo o Pará, que foi o local de lançamento da mobilização nacional
Com mais de 126 mil doses de 19 diferentes vacinas aplicadas, os municípios estão sendo orientados a potencializar as ações preventivas (Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará)

Durante a Campanha Nacional de Multivacinação, de 10 a 26 de agosto, o Pará teve 126.241 doses de diversas vacinas aplicadas. Os dados são parcerias da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), divulgados nesta segunda-feira (28). No dia 19, os municípios e o Governo do Pará mobilizaram o Dia D, com atendimento especial.

Um dos objetivos da campanha foi alertar para a necessidade de atualização de vacinas das crianças menores de 15 anos de idade. E que algumas doses estão disponíveis também para adultos. Após a campanha, houve ainda a orientação de que todas as unidades de saúde têm todas as vacinas de forma gratuita durante o ano todo.

Pelo menos 19 vacinas diferentes foram disponibilizadas para atualizar as carteirinhas e proteção contra doenças. Todas estão disponíveis o tempo todo nas unidades de saúde (Foto: Wesley Costa / Fato Regional)

 

A Sespa orienta que as ações de imunização prossigam diariamente em todas as salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas dos 144 municípios do Pará, independente de já ter encerrado a campanha. Nos últimos anos, as metas de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) não estavam sendo atingidas.

“Os municípios estão sendo apoiados e estimulados para retornarem à vacinação diária nas salas de vacinação, oferecendo todas as vacinas disponíveis para cada calendário vacinal, em que estão contempladas crianças, adolescentes, adultos e idosos. Neste período de intensificação da vacinação o foco foram as crianças e os adolescentes. É importante que os municípios criem estratégias diferenciadas até dezembro para fazer com o Pará consiga resgatar as coberturas de todas as vacinas da rotina na Atenção Básica”, ressaltou a coordenadora de imunização da Sespa, Jaíra Ataíde.

Ao todo, foram oferecidas 19 vacinas, entre as quais hepatite B, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), poliomielite oral, HPV, febre amarela, Influenza e covid-19. Também estão disponíveis para os adultos as vacinas contra Hepatite B, Influenza e Dupla Adulto (difteria e tétano).

Entre as vacinas oferecidas às crianças menores de 15 anos de idade, que foram os principais públicos-alvo da campanha, foram aplicadas 16.902 doses de vacina contra o HPV; 10.968 doses de vacina triviral (contra sarampo, caxumba e rubéola); 11.264 doses de vacina contra a febre amarela; 9.354 doses de vacina oral contra a poliomielite; 8.505 doses de vacina contra a pólio (por seringa) e 7.597 doses de vacina contra a covid-19.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!