No último dia para regularizar o título de eleitor para as Eleições 2024, o cartório do Tribunal Regional Eleitoral do Pará de Ourilândia do Norte registrou longas filas. Esta quarta-feira, 8 de maio, é o último dia para emitir, corrigir dados, trocar o local de votação e quaisquer outras ações relacionadas aos eleitores. Esta etapa é chamada de Fechamento de Cadastro e não tem prorrogação de prazo.
O Fechamento do Cadastro é o procedimento previsto na Lei 9.504/97 (a Lei das Eleições) e ocorre até 150 dias antes do dia da votação. As Eleições Municipais em todo o país serão no dia 6 de outubro e por isso o dia 8 de maio é a data limite. Depois não será mais possível emitir a 1ª via do título eleitoral, coletar biometria, alterar os dados cadastrais ou solicitar mudança do local de votação.
No Pará, o total de eleitores é de 6.077.066, sendo que 326.768 estão nos 15 municípios que compõem a região sul do estado — a Região de Integração do Araguaia.
Das 15 cidades do sul do Pará, que representam 5,37% do eleitorado do estado, Redenção é o município com mais eleitores, chegando a 60.901, como constam nas estatísticas do TSE. O segundo maior colégio eleitoral da Região de Integração do Araguaia é São Félix do Xingu, com 41.212 pessoas aptas a votar. Em Ourilândia são mais de 24 mil.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: