sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

‘Celular Seguro’: aplicativo do Governo Federal promete ser arma contra roubo de celulares

O Ministério das Comunicações aponta que após acionado o sistema do app 'Celular Seguro', o aparelho pode se tornar apenas uma peça de plástico e metal inútil
O app Celular Seguro chega às lojas de aplicativos nesta terça-feira, 19 de dezembro, e traz instrumentos para desestimular furto e roubo de celulares, mas não substitui uma ocorrência formal numa delegacia (Foto: Tania Rego / Agência Brasil / Imagem Ilustrativa)

O Governo Federal lança nesta terça-feira (19) o aplicativo “Celular Seguro”. Trata-se de uma nova ferramenta para tentar prevenir os furtos e roubos de celulares. O app permite o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho. A proposta é que rapidamente a vítima possa garantir a segurança dos dados sensíveis do dispositivo. Após acionado, o sistema fará comunicações de alerta para a Anatel, operadoras de telefonia, bancos e demais aplicativos com muitas informações pessoais.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet que será divulgada pelo Governo Federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro. É importante ressaltar que a medida não substitui o registro de ocorrência numa delegacia, que é fundamental também para o caso de o aparelho ser recuperado e então devolvido à vítima de furto ou roubo.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!