quinta-feira, 2 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Condutores de ambulâncias do sul do Pará fazem operação voluntária para entregar plaquetas a um bebê no Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia

A ação batizada de "Operação Conduzindo por Amor" mobilizou motoristas de ambulâncias de Ourilândia do Norte, Conceição do Araguaia, Xinguara e Água Azul do Norte para garantir a entrega do material a tempo no HRPA279
O bebê estava no Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte, e conseguiu receber o sangue a tempo após a operação 'Conduzindo por Amor', dos motoristas de ambulância do sul do Pará (Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará / Imagem Ilustrativa)

Um grupo de condutores de ambulâncias de municípios do sul do Pará fizeram uma grande mobilização, na tarde desta terça-feira (14), para entregar sangue e plaquetas para um bebê que estava em estado grave no Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte. O material iria sair de Redenção, a cerca de 250 km. Não haveria tempo, em condições normais. Mas com os esforços voluntários, a vida da criança foi salva. A história foi contada por um motorista que é familiar do bebê Marcos Henrique, encontrado morto em São Félix do Xingu.

Quando soube do desafio que seria trazer o sangue de Redenção, o motorista Moisés Castro, de Ourilândia do Norte, deu início à “Operação Conduzindo Por Amor”. Já eram 17h e o bebê precisaria receber o sangue e as plaquetas até 23h ou estaria em risco de morte. Ele acionou motoristas dos municípios de Xinguara (Rafael), Água Azul do Norte (Luís, Mario e Geovane) e Conceição do Araguaia (Júnior e Gilson Cari). Num trabalho coordenado, cada um fez um trajeto ou um contato para garantir que tudo desse certo.

Moisés agradeceu os esforços dos colegas de condução de ambulância, no sul do Pará, pela agilidade e parceria que garantiu que o bebê recebesse o sangue a tempo no HRPA279 (Foto: Divulgação)

 

Alvino, de São Félix do Xingu, disse que cada motorista teve um papel fundamental e graças aos esforços coordenados e muita solidariedade, os motoristas conseguiram fazer a entrega do material perto de 22h. “E assim, preservaram uma vida preciosa. Parabéns a todos os condutores de ambulância, em especial a esses heróis do sul do Pará, cuja dedicação e coordenação exemplares fazem a diferença no resgate e na preservação de vidas”, disse.

Alvino é familiar do bebê Marcos Henrique, que foi encontrado morto num poço, em São Félix do Xingu. Neste momento, ele participou do trabalho para salvar a vida de outra criança.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!