O blogueiro Wellington Macedo será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga o atentado golpista do dia 8 de janeiro, contra as sedes dos três poderes, em Brasília. Ele foi preso no dia 14 deste mês, no Paraguai, após algum tempo foragido. Ele foi condenado por planejar um atentado a bomba no Aeroporto Internacional de Brasília na véspera de Natal de 2022, junto ao empresário George Washington de Oliveira Sousa, de Xinguara, no sul do Pará.
Wellington foi condenado junto a George Washington e a Alan Diego dos Santos Rodrigues. George e Alan já haviam sido presos. O blogueiro estava foragido desde janeiro. O trio, como apontam as investigações da Polícia Federal, planejou explodir um caminhão tanque de combustível perto do Aeroporto Internacional de Brasília em 24 de dezembro de 2022. A ideia , supostamente, era criar um cenário de caos, forçar um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e evitar que Lula assumisse o poder após a eleições.
No requerimento de convocação, apresentado pelos deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Duda Salabert (PDT-MG), Wellington é ex-assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, durante a gestão da ex-ministra e hoje senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Além de blogueiro, registra o requerimento, Macedo se identifica como “bolsonarista radical”.
O requerimento também informa que Macedo “…é conhecido por se utilizar de canais eletrônicos para divulgar denúncias sem provas que já resultaram em dezenas de processos judiciais de reparação por danos morais e por incentivar atos contra a democracia e contra as instituições democráticas”. Duarte Jr. e Duda Salabert dizem que a oitiva de Wellington tem “incontestável relevância” para a CPMI, pelo fato de ele ter um “…histórico de repetidas atuações em atos antidemocráticos, incluindo atos violentos”.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Senado)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Juiz dá 5 dias para governo Lula explicar possível troca de avião presidencial que poderia custar até US$ 80 milhões
- 4 escolas estaduais serão reformadas em Tucumã, Redenção e Santana do Araguaia, anunciam deputado Torrinho e secretário de Educação
- Preparativos para obras da Usina da Paz de São Félix do Xingu seguem em ritmo acelerado
- Prefeito João Cleber visita obras da ponte sobre o rio Fresco e reafirma entrega no aniversário de São Félix do Xingu em 2024