sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Crise da pecuária: Priante, Torrinho e João Cleber garantem linha de crédito para produtores rurais junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária

Medida é uma das vitórias da comissão liderada pelo deputado estadual Torrinho Torres para socorrer pecuaristas que vivem uma grave crise financeira por conta da queda do preço da arroba do boi gordo
O deputado federal José Priante, acompanhado dos deputados estaduais Torrinho, Aveilton e Braz e do prefeito João Cleber, garantiram um pacote de medidas para amenizar a crise na pecuária após reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (Foto: Assessoria de Comunicação de José Priante)

Após meses de estiagem e a desvalorização do preço da arroba do boi gordo, pecuaristas terão um pacote de medidas para amenizar a crise na pecuária. Nesta quarta-feira (4), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, garantiu que a partir de segunda-feira (9) haverá um anúncio oficial de linhas de crédito, novos financiamentos, carências e renegociação de dívidas com novos prazos. É o resultado da articulação política mobilizada pelo deputado estadual Torrinho Torres (Podemos-PA) e do deputado federal José Priante (MDB-PA).

A crise da pecuária foi trazida à tona a partir da atuação do deputado Torrinho, que em contato com pecuaristas do sul e sudeste do Pará, identificou fatores que levaram à desvalorização do gado em 50%. Consequentemente, produtores rurais passaram a acumular dívidas e ficar com pastos superlotados. Ele criou uma comissão na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para tratar do tema. São Félix  do Xingu, que tem o maior rebanho bovino do Brasil, foi um dos mais afetados.

Em Brasília, Torrinho e Priante — acompanhados do prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), e dos deputados estaduais Aveilton (PL) e Braz (PDT) — conseguiram a agenda no Ministério da Agricultura e apresentaram a crise multifatorial ao ministro Carlos Fávaro. Ao tomar conhecimento da gravidade do problema enfrentado por pecuaristas do Pará e de outras partes do Brasil, o ministro assegurou que vai anunciar o pacote de medidas para mitigar a crise da pecuária.

“O setor, que segurou nossa economia durante a pandemia de 2020, precisa ser olhado mais de perto. Como deputado federal do Pará e também Presidente da Comissão de Meio Ambiente, não poderia deixar de dar toda atenção ao assunto, já que a seca na Amazônia tem agravado ainda mais o problema. Precisamos encontrar devidas soluções para manter esse setor tão importante. Após conversas com o Ministro, digo em primeira mão, que segunda-feira será lançada uma linha de crédito para os produtores, além de financiamentos e carências, que logo serão anunciados”, disse Priante.

Priante agradeceu a presença de Torrinho e do prefeito João Cleber, que pôde mostrar um retrato mais segmentado da crise no município de maior rebanho bovino do Brasil. Também agradeceu ao apoio dos deputados Braz e Aveilton, sensíveis à causa, e à pronta-resposta do ministro Carlos Fávaro.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!