Após meses de estiagem e a desvalorização do preço da arroba do boi gordo, pecuaristas terão um pacote de medidas para amenizar a crise na pecuária. Nesta quarta-feira (4), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, garantiu que a partir de segunda-feira (9) haverá um anúncio oficial de linhas de crédito, novos financiamentos, carências e renegociação de dívidas com novos prazos. É o resultado da articulação política mobilizada pelo deputado estadual Torrinho Torres (Podemos-PA) e do deputado federal José Priante (MDB-PA).
A crise da pecuária foi trazida à tona a partir da atuação do deputado Torrinho, que em contato com pecuaristas do sul e sudeste do Pará, identificou fatores que levaram à desvalorização do gado em 50%. Consequentemente, produtores rurais passaram a acumular dívidas e ficar com pastos superlotados. Ele criou uma comissão na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para tratar do tema. São Félix do Xingu, que tem o maior rebanho bovino do Brasil, foi um dos mais afetados.
Em Brasília, Torrinho e Priante — acompanhados do prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), e dos deputados estaduais Aveilton (PL) e Braz (PDT) — conseguiram a agenda no Ministério da Agricultura e apresentaram a crise multifatorial ao ministro Carlos Fávaro. Ao tomar conhecimento da gravidade do problema enfrentado por pecuaristas do Pará e de outras partes do Brasil, o ministro assegurou que vai anunciar o pacote de medidas para mitigar a crise da pecuária.
“O setor, que segurou nossa economia durante a pandemia de 2020, precisa ser olhado mais de perto. Como deputado federal do Pará e também Presidente da Comissão de Meio Ambiente, não poderia deixar de dar toda atenção ao assunto, já que a seca na Amazônia tem agravado ainda mais o problema. Precisamos encontrar devidas soluções para manter esse setor tão importante. Após conversas com o Ministro, digo em primeira mão, que segunda-feira será lançada uma linha de crédito para os produtores, além de financiamentos e carências, que logo serão anunciados”, disse Priante.
Priante agradeceu a presença de Torrinho e do prefeito João Cleber, que pôde mostrar um retrato mais segmentado da crise no município de maior rebanho bovino do Brasil. Também agradeceu ao apoio dos deputados Braz e Aveilton, sensíveis à causa, e à pronta-resposta do ministro Carlos Fávaro.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Em Brasília, prefeito João Cleber e deputado Torrinho mobilizam esforços em busca de soluções para famílias da Apyterewa
- Caminhões são apreendidos em Conceição do Araguaia com destinos confusos e documentação irregular; veículos foram avaliados em mais de R$ 1,5 milhão
- Operação da PF contra fraude no Seguro-Desemprego tem alvos em Redenção e Parauapebas; prejuízo chega a quase R$ 12 milhões
- Comerciantes da Taboca convocam ato contra desintrusão da Apyterewa, em São Félix do Xingu