Uma das principais discussões da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém nestes dias 8 e 9 de agosto, está a preservação da floresta e o controle do desmatamento. Numa das reuniões do evento internacional, o tema era o Pacto Federativo do Desmatamento Zero. O prefeito João Cleber (MDB), de São Félix do Xingu, no sul do Pará, participou do encontro junto ao deputado federal Priante (MDB) e outros prefeitos.
João Cleber é um defensor de que dá para reduzir o desmatamento sem culpar sempre os produtores rurais. “Mas para isso, é preciso investimento. Só repressão não dá. É preciso assistência técnica, apoio, projetos e investimento. Não tem como sempre ser o remédio amargo para o problema”, comentou.
O Desmatamento Zero é uma meta do Governo Federal e apoiada pelo Governo do Pará. O objetivo é eliminar o desmatamento ilegal em 100% até 2030.
“Dentro da programação da Cúpula da Amazônia, tivemos hoje uma reunião com o grupo de trabalho que está construindo o Pacto Federativo do Desmatamento Zero. Nossa primeira conquista foi incluir os municípios no programa de financiamento do Fundo Amazônia, agora estamos nos desdobrando para elaborar projetos que ajudem os municípios nessa missão do desmatamento zero”, explicou Priante.
Além dos prefeitos que estão trabalhando na construção do pacto, também participaram o secretário de Controle de Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Lima; a secretária de Bioeconomia, Carina Pimenta; o secretário de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf; e diretores da pasta ambiental do Governo Federal.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- VÍDEO: Lula diz que debate sobre Amazônia será dividido entre antes e depois da Cúpula da Amazônia e da COP 30
- Municípios poderão receber recursos do Fundo Amazônia para ações contra o desmatamento; decisão é celebrada por deputado Priante e prefeito João Cleber, de São Félix do Xingu
- VÍDEO: garimpo ilegal de ouro é encerrado em Canaã dos Carajás pela Polícia Federal e Força Nacional
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)