quinta-feira, 19 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Municípios poderão receber recursos do Fundo Amazônia para ações contra o desmatamento; decisão é celebrada por deputado Priante e prefeito João Cleber, de São Félix do Xingu

Para o prefeito de São Félix de Xingu, o combate ao desmatamento não pode ser apenas com cobranças e fiscalização; é necessário injetar recursos nos municípios para financiar outras ações.
Após a mobilização de Priante e dos prefeitos, os municípios poderão acessar os recursos do Fundo Amazônia (Foto: Instagram de José de Priante)

O Fundo Amazônia vai financiar projetos que reduzam o desmatamento nos próximos dois anos.  A decisão foi do Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa). Essa era uma luta do deputado federal José Priante (MDB-PA), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Priante celebrou a novidade e partilhou com prefeitos de municípios do chamado “Arco do Desmatamento”. Entre os prefeitos que se reuniram com deputado federal, estiveram o prefeito João Cleber (MDB), de São Félix do Xingu, no sul do Pará. Demais gestores argumentaram necessitar de mais recursos para ações de combate ao desmatamento ilegal. A reunião foi convocada pelo próprio deputado.

“Conseguimos apoio do Fundo Amazônia para financiar projetos sustentáveis dos municípios para ampliar o combate ao desmatamento. Essa foi uma luta nossa desde que assumimos a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nesses meses de trabalho estivemos a frente de várias reuniões para tratar desse tema, tão fundamental para os municípios, que é onde vivemos e onde tudo acontece”, declarou Priante.

“As ações são importantes, mas o combate ao desmatamento não podem ser apenas com remédios amargos aos municípios, com fiscalização e repressão. Precisamos de recursos para planejar outras propostas e por isso essa proposta dos recursos do Fundo Amazônia”, comentou o prefeito João Cleber.

O Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), tem por finalidade captar doações para investimentos em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. E ainda promover a conservação e o uso sustentável da Amazônia Legal. Os recursos podem atender projetos de outros países da Amazônia Legal.


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

(Da Redação do Fato Regional)