O primeiro fórum “A construção de uma agenda comum pela educação do Pará”, realizado em Belém, foi concluído nesta sexta-feira (4). A vereadora Adriana Torres (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, participou do evento. Para ela, as discussões propostas pelos tribunais de contas dos Municípios (TCMPA) e do Estado (TCE-PA) e pelo Governo do Pará pode transformar a educação na cidade e na região sul.
“Esse fórum promovido pelos tribunais de contas foi de suma importância, principalmente as palestras do conselheiro Cezar Colares e do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. As políticas públicas precisam ser pensadas assim, em conjunto dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Certamente vamos promover muitos debates sobre a educação de São Félix do Xingu”, declarou Adriana.
Para Adriana, o encontro pode levar a transformações na região sul do Pará. “Aproveitei o momento para trocar experiências e contatos com gestores, secretários, prefeitos e parlamentares da região. Essa experiência pode ser muito positiva para todos. Voltei com muitas ideias para o desenvolvimento de nossa cidade, para seguirmos em constante evolução”, concluiu a presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu.
Durante o fórum, foram discutidos e analisados os desafios da educação brasileira e a cooperação federativa, o papel dos Tribunais de Contas para melhorar essa área, a inclusão escolar, recuperação da aprendizagem, o impacto do ICMS Educação e o fortalecimento da gestão escolar, dentre outros assuntos. O Fórum reuniu representantes do Ministério da Educação, do FNDE, conselheiros dos Tribunais de Contas, do Unicef e outros.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Singapura: carne brasileira tem novo mercado aberto para exportação
- São Félix do Xingu tem maior rebanho bovino do Brasil e alta cobertura vacinal contra doenças
- Hospital da PA-279, em Ourilândia do Norte, é ampliado e se prepara para oferecer novas cirurgias no sul do Pará
- Governador Helder Barbalho assina projeto de lei para contratação de professores indígenas no Pará e anuncia construção de escolas
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)