Trabalhadores das 14 agroindústrias familiares acompanhadas pela Emater em Ourilândia do Norte, Tucumã e Água Azul do Norte participaram, nesta quinta-feira (11), de uma palestra sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF). A capacitação foi voltada a produtores interessados na regularização e aumento das qualidade dos produtos, para integrarem programas sociais como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Das 14 agroindústrias familiares acompanhadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) no Sul do Pará, na região da PA-279, 8 estão em Tucumã, 5 estão em Ourilândia e 1 é de Água Azul do Norte. A programação ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental José Candido dos Santos, em Ourilândia do Norte. As BPF consistem numa série de práticas higiênicas necessárias para garantir a qualidade sanitária dos alimentos.
“A capacitação em Boas Práticas de Fabricação foi um evento programado e executado com a finalidade de atender a necessidade da demanda de produtores dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte. O evento é de muita importância para o processamento e fabricação de produtos da agricultura familiar com qualidade”, explicou o engenheiro agrônomo Luiz Flávio Cavalcanti, que atua no Escritório Regional da Emater em Conceição do Araguaia e palestrou no evento.
Além de promover capacitações, a Emater leva orientação aos manipuladores e proprietários das agroindústrias orientação técnica, informações sobre a atividade, assim como o assessoramento na coleta e envio de amostra de água para análise laboratorial, montagem de dossiê para chamadas públicas municipais e emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
“É mais um evento muito bom, que veio instruir a gente da melhor forma de trabalhar e aprender mais, além daquilo que a gente sabia, com isso melhorar a técnica de trabalho e de manejo com a fruta, com o processamento. Eu espero ter bons resultados com todo este aprendizado”, comentou Helvécio Fernandes Godinho, de 63 anos, produtor de polpas de frutas de Ourilândia do Norte.
Depois da palestra a Priscila Farias Sales de Araújo sentiu-se mais segura para planejar abrir seu próprio negócio. “Particularmente a palestra me abriu um leque de informações as quais eu ainda não tinha tido acesso, tenho certeza que depois deste curso vou dar início ao meu empreendimento com o conhecimento necessário para atuar da forma correta. Então eu só tenho a agradecer a todos que se empenharam e que se dedicaram para a realização deste evento”, disse.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Michel Pereira, o Demolidor de Tucumã, já tem novo desafiante para o UFC Rio: o ucraniano Ihor Potieria
- CNH Pai’D´Égua: inscrição para carteira de motorista gratuita no Sul do Pará começa em 29 de julho com 7 mil vagas
- Júri condena 4 membros do PCC de Tucumã por homicídio e associação criminosa
- Suspeito de matar homem a facadas num bar de Ourilândia do Norte é preso em Uruará