segunda-feira, 16 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

EroBrasil lista ações de recuperação e conservação do solo no Pará, no Mato Grosso e na Bahia

Um dos projetos citados é o da EroBrasil Tucumã, que investiu em hidrossemeadura para revegetar e restaurar as áreas de solos expostos. O trabalho atingiu cerca de 88 mil m² de coveamento e, aproximadamente, 33 mil m² de aplicação de biomantas para evitar erosões
O plantio de mudas e recuperação do solo são metas da EroBrasil nas áreas onde atua para garantir a preservação do meio ambiente (Foto: EroBrasil / Instagram / Divulgação)

A EroBrasil considera que o solo e a conservação da terra são fundamentais para a produção de alimentos, combate a erosões, ciclagem de nutrientes, controle do ciclo hidrológico e biodiversidade do planeta. A mineradora lista projetos de três unidades que reforçam o compromisso de colaborar com os municípios e com o meio ambiente: Tucumã (PA), Caraíba (BA) e Xavatina (MT).

Na EroBrasil Tucumã, foram feitos investimentos para preservação do solo que visam a recuperação de áreas degradadas com uso de hidrossemeadura. É uma técnica de bioengenharia de solo, que consiste no jateamento de uma mistura de água e sementes de diversas espécies, revegetando e restaurando as áreas de solos expostos. O trabalho atingiu cerca de 88 mil m² de coveamento (abertura de cova de plantio) e, aproximadamente, 33 mil m² de aplicação de biomantas. O intuito é conter e evitar erosões, além de aumentar germinação de sementes de espécies aplicadas no solo.

A EroBrasil Tucumã tem colaborado diretamente com o município e por isso recebeu a licença de operação do Governo do Pará (Foto: EroBrasil / Instagram / Divulgação)

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), com a EroBrasil Caraíba, teve investimentos direcionados ao manejo reduzido dos solos, visando garantir a manutenção e conservação das características naturais. É feito o monitoramento das áreas com intervenção, promovendo o plantio de mudas nativas da Caatinga e integração da fauna e flora. Além disso, a fertilidade natural dos solos é acompanhada por meio de amostragens físico-químicas.

Com o intuito de reflorestamento do Mato Grosso, a EroBrasil Xavantina desenvolve o Projeto Mandala, que viabiliza a produção de alimentos e hortaliças de maneira sustentável. Toda água utilizada, vinda de um lago artificial e rica em nutrientes, é destinada para irrigação. Com o Projeto Viveiro de Mudas, ocorre reposição florestal de espécies nativas do Cerrado e doação de mudas à comunidade. Resíduos do refeitório são direcionados para produzir composto orgânico utilizado na recuperação e nutrição do solo.

“Somam-se às atividades mencionadas, a conscientização da sociedade sobre a proteção da natureza. Por fim, ressaltamos a importância da conservação do solo, e consequente manutenção da sustentabilidade do planeta”, diz nota da EroBrasil

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!