Desde terça-feira (19), várias pessoas, em todo o Brasil, vêm recebendo uma mensagem de texto (SMS) no celular, avisando sobre supostas pendências na carteira nacional de habilitação (CNH). E caso a pessoa não resolva, pode ter o documento suspenso ou cassado. Porém, trata-se de mais um golpe digital que tenta usar serviços públicos para enganar o povo. Os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) passaram a fazer alertas, inclusive no Pará.
No golpe, o criminoso diz que o Detran está comunicando o motorista de que a CNH está com processo de suspensão ou cassação devido a pendências. O usuário é convidado a acessar links maliciosos, que direcionam a pessoa para sites falsos e que usam a mesma identidade visual Governo Federal e da plataforma GOV.BR. Lá, há formulários e boletos que pedem dados pessoais das vítimas para “solucionar as pendências” falsas.
Porém, ao acessar esses links e fazer pagamentos, a vítima do golpe pode dar dinheiro para criminosos e entregar dados sensíveis, como CPF, contas bancárias e endereço, além de acesso direto ao celular da pessoa. O Detran do Pará e os dos demais estados informam que processos sobre suspensão ou cassação de CNH não são comunicados por SMS, WhatsApp, e-mail ou telefone.
No Pará, esse golpe é ainda mais perigoso porque está em andamento o processo do programa CNH Pai D’égua, que faz algumas comunicações específicas. Porém, os comunicados são somente e especificamente sobre o programa, com avisos sobre horários e locais de atendimentos agendados. Não são solicitados dados e nem pagamentos, já que a iniciativa é gratuita. Quaisquer comunicados podem ser vistos no site oficial do programa: https://cnhpd.detran.pa.gov.br/.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- PM mata Ysterziam, suposto faccionado de Redenção, e apreende drogas e armas na casa dele
- PF encerra 4 garimpos ilegais de cassiterita em São Félix do Xingu
- ‘Rupinol’ é preso com drogas, após furtar casa em São Félix do Xingu, no dia da audiência de um processo de roubo
- CNH Pai D’Égua: começa matrícula dos aprovados do Sul e Sudeste do Pará
- PF e MPF investigam fraudes na venda de 7,4 mil bois em São Félix do Xingu, Tucumã, Parauapebas e Água Azul do Norte
- Projeto de lei visa acabar com ‘supersalários’ de políticos, juízes, militares e autoridades públicas
- Órgãos ambientais investigam morte de peixes no rio Pau D’Arco, no Sul do Pará
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!