Em Brasília (DF), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), questionou a qualidade e o preço da energia elétrica no Estado. As ponderações foram apresentadas nesta quarta-feira (23), ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo Feitosa Neto.
Na reunião, Helder Barbalho ressaltou a necessidade de uma solução estrutural para os desafios do setor elétrico no Pará, em especial no sistema de transmissão e valor da cobrança pelo serviço. O governador reforçou os impactos negativos do valor pago pela energia à população paraense e ao desenvolvimento do estado.
O ministro Alexandre Silveira acatou as demandas do Governo do Pará e apontou que um conjunto de medidas será levado ao Congresso Nacional para avaliação, com ênfase nos critérios de dedução da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo setorial destinado à promoção do desenvolvimento energético do Brasil.
Participaram da reunião os secretários de Estado da Fazenda, René de Oliveira e Sousa; de Comunicação, Vera Oliveira, e o deputado federal Henderson Pinto (MDB), representando a bancada paraense na Câmara Federal.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: