Na tarde desta quarta-feira (7), o Governador do Pará, Helder Barbalho, gravou vídeo no Palácio do Planalto em Brasília (DF), acompanhado de diversos parlamentares paraenses: senador Beto Faro (PT); presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB); deputados federais e estaduais; prefeito de todas as regiões do Pará; e vereadores, além de sindicatos rurais e produtores rurais.
No Palácio do Planalto, eles foram recebidos por Gleisi Helena Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais e representante da Presidência da República.
Ainda no vídeo postado nas suas redes sociais, o governador Helder explicou que “todos viemos apresentar e buscar soluções a respeito de embargos em áreas produtivas no Pará. Fomos recebidos pela ministra Gleisi Hoffmann com o compromisso de encontrar soluções, para que possamos permitir com que essas propriedades possam ser reativadas”.

E, dessa forma, “possamos produzir e, acima de tudo, ter a segurança jurídica, o direito à propriedade e à produção, conciliando com a legislação ambiental. Assim, possamos preservar, produzir, produzir, preservar. Vamos continuar junto, trabalhando!”, disse o governador.
Os embargos que o governador se refere foi uma medida do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que publicou no Diário Oficial da União (DOU) edital de notificação 10/2025 Dipro, para a retirada de animais de áreas embargadas em diversos municípios paraenses.
Leia mais sobre o assunto: Ibama publica edital para retirada de animais de áreas embargadas em São Félix do Xingu; advogado orienta proprietários rurais
(Da Redação do Fato Regional)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!