domingo, 10 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Governo do Pará publica decreto que regulamenta pagamento do abono do Fundef; 26 mil servidores serão contemplados

Edital de chamamento público, metodologia de cálculo, data do primeiro repasse e lista preliminar de servidores já está disponível para consulta. A Seduc informa que a lista de servidores contemplados, com valores a receber, só estará totalmente liberada no dia 19 de agosto. A lista que circula em redes sociais é irregular e sujeita a investigação.
Além de remunerar os profissionais do magistério estadual que atuaram até 2003, os recursos do Fundef recebidos serão usados em investimentos nas escolas do Pará (Foto: Ascom Seduc)

O Governo do Pará publicou, em edição extra do Diário Oficial, o decreto que regulamenta a concessão de abono a cerca de 26 mil profissionais do magistério da educação básica da rede pública estadual. São recursos a serem recebidos pelo Estado, em razão de precatório judicial decorrente da complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

“Uma excelente notícia para os professores e especialistas da educação que têm direito a acessar os recursos do precatório do Fundef. Até o próximo dia 30 de setembro o dinheiro vai estar na conta de todos vocês. Isso é fundamental para que nós possamos atender a todos aqueles que têm lutado pela educação do nosso estado”, disse Helder Barbalho, governador do Estado do Pará.

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) identificou todos os servidores a serem contemplados e emitiu uma lista prévia. Segundo o órgão, foram considerados os dias de efetivo exercício em que o servidor se manteve ativo na folha de pagamento, entre 29 de abril de 1999 a 31 de dezembro de 2003. No entanto, a listagem final oficial e valores individuais a receber só serão liberados para consulta no dia 19 de agosto, às 18h, num portal dedicado somente a isso.

Profissionais do magistério não listados poderão apresentar requerimento de solicitação de inclusão, durante o período previsto no cronograma constante no Edital de Chamamento Público, com a apresentação de cópia dos documentos listados na publicação. O repasse dos recursos será realizado até o dia 30 de setembro para os beneficiários identificados na lista, mediante aviso prévio da Seduc, considerando os critérios:

  • aos profissionais do magistério com vínculo ativo com a Administração Pública Estadual ocorrerá por meio da folha de pagamento;
  • aos aposentados pelo Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Pará, ocorrerá através do Banpará, devendo os beneficiários se dirigirem até uma agência, munidos de documento pessoal;
  • aos beneficiários que não tenham mais vínculo com a Administração Pública Estadual, através de conta corrente, devendo estes indicar seus dados bancários por meio do Portal Abono FUNDEF durante o período previsto no cronograma constante do Anexo II do Edital.

Serviço – Todas as informações necessárias podem ser encontradas nos links disponibilizados a seguir:

  1. O Edital de Chamamento Público pode ser acessado aqui.
  2. A lista de profissionais identificados pela Seduc pode ser consultada aqui.
  3. A metodologia de cálculo pode ser visualizada aqui.
  4. O Portal Abono Fundef está disponível a partir das 18h do dia 19 de agosto, aqui.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!