quinta-feira, 9 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Graesp faz transporte urgente de rim entre Belém e Redenção para paciente que aguardava transplante

A ação rápida e integrada entre a Sespa e a Segup garantiu que o órgão fosse recebido rapidamente pelo paciente que aguardava o transplante em Redenção. Esse foi o primeiro transporte de órgãos realizado pelo Graesp em 2024.
Com o uso de uma aeronave, o Graesp encurtou a distância entre Belém e Redenção e garantiu a entrega do rim em boas condições (Foto: Divulgação)

Uma rápida operação conjunta entre as secretarias estaduais de Saúde (Sespa) e de Segurança Pública (Segup) garantiu o transporte de um rim entre Belém e Redenção, no sul do Pará. Dessa forma, um paciente que estava aguardando o órgão para transplante pôde receber a tempo. A operação, executada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), ocorreu na segunda-feira (12).

Esse foi o primeiro transporte de órgãos feito pelo grupamento em 2024. Para o titular da Segup, Ualame Machado, dentre várias ações realizadas pelo grupamento, essa tem se tornado comum, em razão das dimensões que o Pará possui, e também da necessidade de um tempo limite para a ação.

“Nossas equipes do Graesp já têm expertise nessas ações, garantindo o deslocamento com eficiência, com as melhores condições e tempo apropriado para a conservação do órgão humano para que os procedimentos de saúde sejam realizados no tempo necessário. Portanto, além de todas as ações de segurança realizadas diariamente pelo grupamento, nossos agentes estão aptos para atender a população em casos de saúde pública e garantir a vida”, afirmou Ualame.

Foi o primeiro transporte de órgãos feito pelo Graesp em 2024 (Foto: Divulgação)

O coronel Armando Gonçalves, diretor do Graesp, ressalta que essa é uma das mais satisfatórias missões realizadas pela equipe em prol da vida e saúde de quem precisa. “É com grande empenho e satisfação que desenvolvemos também atividades como essa, demonstrando que estamos atuando além da segurança, mas também em prol de salvar vidas e auxiliar no encurtamento de distâncias para que as ações de saúde cheguem com rapidez e eficácia em todos os cantos do nosso Estado”, afirmou o diretor do Graesp.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!