quinta-feira, 18 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Helder Barbalho é o governador mais popular do Brasil, aponta pesquisa do Palácio do Planalto

A aprovação do governador chegou a 67%, deixando para trás Ronaldo Caiado, que era o favorito até o ano passado. Entre as ações que levaram ao aumento de popularidade estão programas como as Usinas da Paz e a projeção obtida com agendas nacionais e internacionais, além da projeção com a COP 30, que será realizada no Pará em 2025
O deputado Torrinho e o prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber, são dois grandes aliados do governador Helder Barbalho e aproveitaram o momento para apoiá-lo na agenda em Tucumã, estreitar relações e agradecer pelos projetos e atenção à região Sul do Pará (Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará)

Uma pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto apontou que o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é o mais popular gestor estadual do Brasil. O nível de aprovação chega a 67%. As políticas inclusivas, programas sociais, presença em várias regiões do estado e a projeção nacional e internacional como representante do estado e da Amazônia estão entre os motivos que fazem valer o apelido que ganhou nas redes sociais desde o pico da pandemia de covid-19: “Rei do Norte” (em alusão à série Game of Thrones).

Para os entrevistados que classificaram a gestão de Helder Barbalho como ótima/boa, as ações na segurança pública e inclusão social, incluindo principalmente as Usinas da Paz (UsiPaz), estão entre as mais políticas mais populares. A busca pelo reconhecimento do Pará como uma forte representação da Amazônia — que fez com que Belém se torne sede da 30ª edição da Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025 —, diálogo com prefeituras e estratégias econômicas reforçam a opinião popular.

Até então, o governador mais popular do Brasil era Ronaldo Caiado (União Brasil), chefe do Executivo estadual de Goiás. Ele havia conquistado o título após boas avaliações em pesquisa semelhante encomendada em 2023. A pesquisa reforça rumores nos bastidores políticos de Brasília de que Helder Barbalho possa vir a ser vice de Lula nas eleições majoritárias de 2026. No entanto, tudo ainda é apenas em caráter especulativo.

(Da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!