O Hospital Regional da PA-279, localizado em Ourilândia do Norte, no sul do Pará, foi ampliado em julho, com atendimentos de internação nos 90 leitos clínicos e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto. Nos próximos dias, irá iniciar a oferta de mais cirurgias para beneficiar os 15 municípios da região de integração do Araguaia.
A unidade hospitalar foi entregue para a população em maio deste ano e os serviços estão sendo disponibilizados por etapas. Inicialmente foram oferecidas consultas ambulatoriais que abrangem as seguintes especialidades:
- Oftalmologia
- Dermatologia
- Gastroenterologia
- Cirurgia geral
- Ortopedia
- Ginecologia
- Pediatria
- Fonoaudiologia
- Obstetrícia
- Bucomaxilofacial
- Proctologia
- Clínica Médica
O Governo do Pará já trabalha para garantir o quanto antes atendimento ambulatorial e hospitalar nas especialidades de Oncologia, Cardiologia e Nefrologia. E ainda, o Serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise), com 10 máquinas para atender pacientes renais crônicos. O HRPA-279 também tem um centro de diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e outras técnicas, como raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia.
“O Hospital Regional da PA-279 simboliza mais um passo do governo estadual na descentralização do atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizando serviços de média e alta complexidade cada vez mais perto da população”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.
Ao todo, o novo hospital possui 13 mil metros quadrados de área construída em quatro andares. Além de Ourilândia do Norte, o HRPA-279 atende a população que é encaminhada pelas Secretarias de Saúde de Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Eliel Faustino é empossado como novo deputado estadual da Alepa
- Rótulos de medicamentos terão mais informações no Brasil após determinação da Anvisa
- Desmatamento na Amazônia cai 66% em julho, aponta Inpe
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)