A segunda edição do Torneio de Pesca Esportiva de São Félix do Xingu, no sul do Pará, teve 32 equipes participantes. O evento teve mais de R$ 40 mil em premiações e sorteios de brindes aos participantes. A competição era no estilo pesque e solte, com foco na pesca do tucunaré, no rio Xingu. O tema deste ano foi “Preservação do meio ambiente contra a pesca predatória”.
Com apoio da Prefeitura de São Félix do Xingu, na gestão do prefeito João Cleber (MDB), e da vereadora Adriana Torres (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal, o torneio aproveitou para promover o ecoturismo e a consciência ambiental dos participantes. E levar a um momento de lazer numa das paisagens mais belas do sul do estado.
Foram 30 quilômetros desde a praia do Pedral, com trechos de muitas pedras e correnteza intensa, até chegar à Cachoeira do Xadá, um dos cenários mais exuberantes das belezas naturais do rio Xingu. Lá, os pescadores começaram a disputa pelos cinco lugares no pódio para os maiores tucunarés pescados. Como na pesca do tucunaré aparecem as marianas, havia um prêmio para o maior pescado da espécie também.
Alex Júnior, um dos organizadores junto a Tião Kuruay, ressalta que a pesca esportiva é um esporte que cresce em todo o Brasil. E essa modalidade depende da preservação do meio ambiente e das espécies. Um dos objetivos do torneio é estimular essa conscientização. E promover as belezas naturais e potencial ecoturístico de São Félix do Xingu.
Confira as premiações do torneio:
- 1º prêmio: Barco TCN Brasil 6 MT
- 2º prêmio: Motor Hidea 15 HP
- 3º prêmio: Caiaque Tuna Pro
- 4º prêmio´: Vale-compras de R$ 3 mil na loja CR Pesca
- 5º prêmio: Motor elétrico Phantom 44 LBS
- Prêmio do maior tucunaré: Motor elétrico Phantom 44 LBS
- Prêmio da maior mariana: kit de vara com carretilha
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Operação ‘Inquisitor’: dois homens são presos em Redenção, no sul Pará, por homicídio e tráfico de drogas
- Em Xinguara, PM atende vítima de violência doméstica e acaba prendendo homem foragido há 9 anos por homicídio
- Pará tem sexta maior população indígena com 80.974 pessoas; São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Cumaru do Norte têm maiores concentrações no sul do estado
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)