Pela primeira vez, o Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte (SRTO), no sul do Pará, realizou um leilão agropecuário. O evento foi neste domingo (27), no Parque de Exposição Sebastião Pé de Cobra. Foram leiloadas 1,5 mil cabeças de gado, movimentando R$ 1,5 milhão em negócios. Mas o mais importante para os pecuaristas da região foi colocar os dois municípios no mapa de potências do agronegócio paraense.
Atualmente, Tucumã tem o 22º maior rebanho bovino do Pará, com 371.191 cabeças de gado. Ourilândia do Norte tem 241.561 cabeças de gado e é o 34° maior rebanho. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), divulgados nesta segunda-feira (28), em levantamento solicitado pelo Fato Regional. Juntos os dois municípios somam mais de 612 mil cabeças.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte (SRTO), Francival Cassiano, o primeiro leilão dos dois municípios foi fundamental para atrair investidores, pecuaristas e empresários ao gado da região. “Nossos pecuaristas levaram ao leilão o que tinham de melhor em seus rebanhos, no que diz respeito a qualidade genética. Foi um sucesso e comemoramos com um churrasco”, comentou.
Com a nova estrutura do Parque de Exposições Sebastião Pé de Cobra, que fica em Tucumã, será possível promover leilões quase que mensalmente. Cassiano destaca que a estrutura foi reformada na atual gestão SRTO e teve apoio do Governo do Pará e das prefeituras dos dois municípios.
“Tivemos mais de 2 mil participantes no leilão, que elogiaram a estrutura e avaliaram como uma das melhores da região da PA-279. Mas o mais importante é que Tucumã e Ourilândia do Norte agora estão num mapa, num cenário onde já estavam São Félix do Xingu, Xinguara e Redenção, por exemplo, mas ainda não estávamos. É um novo ciclo e as expectativas são as melhores daqui em diante”, disse o sindicalista.
Já há mais um evento marcado para a nova estrutura de leilões do parque de exposição — erguida em 47 dias após mais de 10 anos de espera, destacou Francival Cassiano —, que será a Feira de Touros Reprodutores, no dia 2 de setembro. E como diferencial, o presidente do SRTO destaca que o custo do espaço é bem mais em conta do que outros espaços existentes na região sul do Pará.
Entre os próximos passos para reforçar o apoio aos pecuaristas da região está entregar, até fevereiro de 2024, estruturas no Parque de Exposição Sebastião Pé de Cobra para escritórios da Adepará e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa). Assim, os produtores poderão estar mais perto do poder público estadual.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional. Reportagem exclusiva. Se reproduzir, dê os créditos corretamente)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: