A ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, avança para uma nova etapa das obras, que seguem em ritmo acelerado para mudar a vida da população xinguense. O prefeito João Cleber (MDB) estima que a inauguração seja ainda no primeiro semestre de 2024. A estrutura vai integrar o município a outras regiões, dando mais opções de mobilidade e facilitando o escoamento da produção agropecuária. Tudo graças à parceria da gestão municipal com o Governo do Estado.
Numa atualização nesta quarta-feira (20), a Paulitec, empresa que executa a obra, informou que os pilares já estão prontos e resta a conclusão do pilar central para lançar as vigas, as pré-lajes e lajes. Após o lançamentos dessas estruturas, será feito o concreto e então pavimentação da ponte. Com isso, a previsão de entrega no primeiro semestre de 2024 é garantida.
Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED. A atual travessia de balsa possivelmente será descontinuada.
“Com muita alegria estamos vendo essa obra grandiosa, em parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), que tanto tem feito pelo nosso município, se aproximar da conclusão para beneficiar a população de São Félix do Xingu e principalmente nossos produtores, facilitando a integração de todas as regiões da cidade sem a necessidade de uma balsa para a travessia”, comentou o prefeito João Cleber.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia, tem vários exames disponíveis; saiba quais
- Operação nacional cumpre 59 mandados de prisão no Pará; diligências foram feitas em São Félix do Xingu e Redenção
- Operações da PM reforçam a segurança nas áreas urbanas e rurais do sul do Pará no final de ano
- Às vésperas do Natal, famílias expulsas da Apyterewa se abrigam em barracos improvisados na estrada