sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Operação retira gado e cavalos que estavam sendo criados na Apyterewa, em São Félix do Xingu; proprietário foi detido

A ação envolvendo a Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional e Adepará de 191 bovinos, 7 búfalos e 25 cavalos. Uma parte desses animais ficava num pasto durante a noite, manobra usada pelo produtor rural suspeito desde a primeira etapa da operação de desintrusão da Apyterewa
Mais gado foi apreendido na Aoyterewa, área que é de vivência exclusiva dos indígenas Parakanã por determinação do STF (Foto: Polícia Federal)

Uma operação conjunta resultou na retirada de 191 bovinos, 7 búfalos e 25 cavalos que estavam sendo criados de forma irregular dentro do território da Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. Os animais foram  apreendidos nesta quarta-feira (20), durante uma ação envolvendo a Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional e Adepará. Os animais eram levados para pastagem durante a noite. Uma parte estava sendo criada desde a primeira fase do processo de desintrusão. Um homem identificado como proprietário foi detido temporariamente.

“Parte do gado retirado permanecia na área desde a primeira fase da desintrusão iniciada em outubro de 2023. A outra parte foi apreendida apenas na segunda-feira, 18/11. O dono desses animais tocava-os para dentro da TI, para que pastassem no local durante a noite e os retornava pela manhã para sua fazenda, que é vizinha à terra indígena. O homem foi detido em flagrante pelos crimes de desobediência e de impedir a regeneração de florestas, e liberado logo após assinar termo de compromisso de comparecimento perante à Justiça”, diz nota da PF sobre a operação.

A ação envolveu Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional e Adepará. Os animais apreendidos foram levados para uma fazenda de quarentena, onde aguardam decisão sobre o destino (Foto: Polícia Federal)

Os animais, como informa a Polícia Federal, ficarão em uma fazenda de quarentena, aguardando a destinação final em obediência às determinações do STF, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709. No dia anterior, a PF, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), havia deflagrado uma nova fase da operação “Boi Pirata”, contra gado criado ilegalmente na Apyterewa ne que era vendido a frigoríficos por meio de supostas fraudes em documentação.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!