Uma operação conjunta resultou na retirada de 191 bovinos, 7 búfalos e 25 cavalos que estavam sendo criados de forma irregular dentro do território da Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. Os animais foram apreendidos nesta quarta-feira (20), durante uma ação envolvendo a Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional e Adepará. Os animais eram levados para pastagem durante a noite. Uma parte estava sendo criada desde a primeira fase do processo de desintrusão. Um homem identificado como proprietário foi detido temporariamente.
“Parte do gado retirado permanecia na área desde a primeira fase da desintrusão iniciada em outubro de 2023. A outra parte foi apreendida apenas na segunda-feira, 18/11. O dono desses animais tocava-os para dentro da TI, para que pastassem no local durante a noite e os retornava pela manhã para sua fazenda, que é vizinha à terra indígena. O homem foi detido em flagrante pelos crimes de desobediência e de impedir a regeneração de florestas, e liberado logo após assinar termo de compromisso de comparecimento perante à Justiça”, diz nota da PF sobre a operação.
Os animais, como informa a Polícia Federal, ficarão em uma fazenda de quarentena, aguardando a destinação final em obediência às determinações do STF, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709. No dia anterior, a PF, em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), havia deflagrado uma nova fase da operação “Boi Pirata”, contra gado criado ilegalmente na Apyterewa ne que era vendido a frigoríficos por meio de supostas fraudes em documentação.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas em inquérito sobre tentativa de golpe de estado
- PM mata Ysterziam, suposto faccionado de Redenção, e apreende drogas e armas na casa dele
- GOLPE: Detrans do Brasil alertam sobre mensagens falsas a respeito de carteiras de motorista com pendências
- PF encerra 4 garimpos ilegais de cassiterita em São Félix do Xingu
- ‘Rupinol’ é preso com drogas, após furtar casa em São Félix do Xingu, no dia da audiência de um processo de roubo
- CNH Pai D’Égua: começa matrícula dos aprovados do Sul e Sudeste do Pará
- PF e MPF investigam fraudes na venda de 7,4 mil bois em São Félix do Xingu, Tucumã, Parauapebas e Água Azul do Norte
- Projeto de lei visa acabar com ‘supersalários’ de políticos, juízes, militares e autoridades públicas
- Órgãos ambientais investigam morte de peixes no rio Pau D’Arco, no Sul do Pará
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!