quinta-feira, 18 de julho de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Ourilândia do Norte em outro patamar: maternidade, pontes de concreto e praça das Crianças marcam gestão de Dr. Júlio e Alessandro

Além das obras físicas, a gestão de Dr. Júlio e Alessandro têm outras propostas que transformam a cidade de maneira menos visíveis, como projetos e medidas que geram emprego e renda, transformando a realidade pessoal de cada cidadão ourilandense
O Hospital Materno-Infantil de Ourilândia do Norte trará equipamentos modernos, estrutura confortável e acolhedora para gestantes e bebês (Foto: Fato Regional)

Ourilândia do Norte, no sul do Pará, está vivendo uma das melhores fases devido à gestão do prefeito Dr. Júlio César (Avante) e o vice Alessandro (Avante). Várias obras, ou em andamento ou já concluídas, mostram a transformação do município para o que o povo ourilandense sonhava. E em meio a cada projeto, há melhorias na economia com a geração de emprego e renda na cidade.

Entre algumas das obras que a gestão destaca estão a construção do hospital materno-infantil; a substituição das pontes de madeira por pontes de concreto; e a nova praça das Crianças, no centro da cidade. Tudo feito com recursos do município, articulação política e com mão de obra e materiais da própria cidade.

Hospital Materno-Infantil de Ourilândia do Norte terá 20 leitos

O hospital materno-infantil de Ourilândia do Norte deve ser entregue até setembro deste ano. A previsão é do prefeito Dr. Júlio. O investimento na segurança e cuidado com as gestantes e bebês do município chega a cerca de R$ 3 milhões com recursos próprios da prefeitura. A maternidade terá atendimento em regime de urgência e emergência e conceitos de humanização. Serão 20 leitos disponíveis e cinco salas de parto.

“Esse hospital materno-infantil, padrão dos mais modernos do Pará, será um ambiente de acolhimento como nunca antes tivemos em nossa cidade. E que precisávamos. Era um descaso não ter um hospital com todo o atendimento dos ‘3P’: pré-parto, parto e pós-parto. O cuidado com nossas gestantes precisa ser durante toda a gestação e após o nascimento da criança, tratando a mãe durante essa experiência e o bebê”, explicou Dr. Júlio.

A ponte da avenida Goiás mostrou o avanço na segurança da mobilidade da população de Ourilândia e faz parte de um conjunto de 10 obras de troca de pontes na área urbana (Foto: Fato Regional)

 

Pontes de madeira dão lugar a pontes de concreto com aduelas

Duas pontes de madeira no centro de Ourilândia do Norte foram substituídas por pontes de concreto com aduelas. As obras foram feitas na avenida Goiás e na rua 16. Outras cinco pontes no mesmo formato foram entregues na zona rural. Pelo menos outras 10 pontes serão reconstruídas e estão no cronograma de urgência da prefeitura.

As novas pontes, explica Dr. Júlio, têm preço até mais competitivo que as pontes de madeira. As obras são com recursos do tesouro municipal. A mão de obra e o material também são de Ourilândia do Norte. Dessa forma, a população é beneficiada não só com uma nova estrutura; ganha também o município com a movimentação da economia.

A ponte de concreto da rua 16 foi a primeira entregue no perímetro urbano e o começo da substituição das pontes de madeira (Foto: Fato Regional)

 

Reforma e ampliação da praça das Crianças traz lazer e paisagismo ao centro de Ourilândia

Reinaugurada no dia 5 de julho, a praça das Crianças devolveu ao centro de Ourilândia do Norte um espaço de lazer gratuito à população. E ainda, garantiu um projeto arquitetônico e paisagístico diferenciado no município. Foi a valorização de um patrimônio que já era do povo ourilandense e que estava abandonado.

Na praça, há um amplo espaço para que as crianças possam brincar e um playground completo. Há quadras, quiosques de vendas de alimentos e estacionamento. Os bancos fazem parte do projeto paisagístico, composto por iluminação pública, gramado, plantas naturais decorativas, banheiros e fontes de água. Em menos de dois anos, tudo foi feito e aprovado pela população.

A praça das Crianças é um patrimônio antigo do povo de Ourilândia que Dr. Júlio e Alessandro tiraram do abandono e devolveram maior e melhor (Foto: Fato Regional)

 

Piscicultura, cursos de formação, assistência social e emprego: obras que transformam a vida pessoal dos cidadãos

Ainda que a população avalie uma gestão por obras visíveis, como pavimentação e grandes construções, há outros projetos da gestão de Dr. Júlio e Alessandro que nem sempre são tão visíveis. Mas são muito importantes por mudarem a vida das pessoas. Um dos projetos é investir para gerar emprego e renda.

Além das obras que priorizam a compra de materiais em Ourilândia e contratação de mão de obra local, há ofertas de cursos de formação e empreendedorismo. Um dos projetos é transformar a cidade num polo de piscicultura, com a construção de mil represas na zona rural e distribuição de 1 milhão de alevinos de tambaqui, tambatinga e surubim. O pescado local já está chegando à mesa do povo ourilandense.

O povo indígena Kayapó tem sido procurado pela gestão de Dr. Júlio e Alessandro, garantindo serviços às aldeias e cadastro em programas sociais através da assistência social do município. Muito mais coisas ainda estão por vir nos próximos dois anos. Mas para o prefeito e o vice-prefeito, Ourilândia do Norte já está em outro patamar.

A represa mais recente em obras é a do Casulo 3. Mais de 270 já foram entregues (Foto: Prefeitura de Ourilândia do Norte)

 


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

(Da Redação do Fato Regional)