Neste sábado (8), o Brasil terá o “Dia D” de vacinação contra poliomielite, conforme o calendário estabelecido na campanha nacional do Ministério da Saúde. No Sul do Pará, Ourilândia do Norte é um dos municípios que convida a população a levar as crianças para se imunizarem contra a paralisia infantil. Também neste final de semana e ao longo da semana que vem, haverá ações extras em São Félix do Xingu e Tucumã.
A vacina é indicada para crianças a partir dos seis meses de idades e menos de 5 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Ourilândia do Norte estabeleceu os seguintes locais como postos de vacinação deste sábado, das 8h às 17h:
- Unidade de Saúde 01, no setor Paulista
- Unidade de Saúde 08, no Residencial JP
- Unidade de Saúde 09, no bairro Liberdade de Morar
- Posto especial na Praça das Crianças
É importante levar o cartão de vacinação da criança, documento de identificação e cartão do SUS para garantir que a imunização. A poliomielite é uma doença grave e que pode deixar sequelas irreversíveis. Desde 1994, o Brasil é considerado um país livre de polio. Porém, durante o levante negacionista e antivacina dos últimos 6 anos, a cobertura vacinal caiu e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta do risco de volta da doença.

Ações reforçadas e calendários especiais contra poliomielite em Tucumã e São Félix do Xingu
Nesta sexta-feira, a campanha de vacinação contra polio foi reforçada na zona rural de São Félix do Xingu, com ações nos distritos Taboca, Ladeira Vermelha, Lindoeste e Nereu. Os atendimentos em algumas unidades serão estendidos a este sábado, com horários especiais. Nos dias 10, 11 e 12 de junho, na praça Céus, haverá o esforço extra na reta final da campanha nacional, à noite, para as famílias que não têm como ir durante a manhã ou tarde às unidades de saúde.

Já em Tucumã, todos os dias da semana que vem serão considerados “Dia D”, como confirma a Secretaria Municipal de Saúde. Com um horário noturno especial, as famílias poderão procurar a unidade de saúde da Sespa que fica no centro da cidade. A proposta também é garantir que os pais e responsáveis que não têm tempo para ir durante o dia, possam levar as crianças para se proteger contra a polio à noite.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Primeiros voos da Azul ligando Ourilândia do Norte a Parauapebas e Belém começam na segunda, 10 de junho
- Mais de 335 mil eleitores devem ir às urnas para as Eleições 2024 no Sul do Pará; Redenção e São Félix do Xingu têm maior número de eleitores
- Mais de 33 mil famílias no Sul do Pará ainda não aderiram ao benefício da Tarifa Social de Energia; veja como fazer
- Governo Lula compra 263 mil toneladas de arroz que serão vendidos a R$ 4 por quilo
- Comissão de secretários do Sul do Pará rejeita projeto de maternidade, em São Félix do Xingu, com recursos do PAC