sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

PA-279: 28 horas de bloqueio, mais de 15km de engarrafamento e, manifestantes prometem não encerrar protesto

A Polícia Militar permanece no local onde a manifestação está sendo realizada, para garantir a segurança de todos.
Atualizada às 9h

Já passam das 28 horas de manifestação – realizada por empresários e moradores -, na PA-279, no município de Ourilândia do Norte, no sentido Água Azul do Norte, ambos no sudeste paraense. O protesto, com bloqueio da rodovia, começou às 5h desta quarta-feira (12) e, segundo os coordenadores, não tem dia para acabar.

Veja como está no local:

 

De acordo com Zulene Santos, uma das coordenadoras da manifestação, a ordem é não liberar a via. “Não vamos arredar o pé daqui. Nosso protesto é legítimo e pacífico. A rodovia não será liberada, o ato continua, pois, queremos ser ouvidos pelo poder público e não estamos tendo a oportunidade de falar, de mostrar a nossa realidade diante desta determinação que fechou a Vale”, comenta.

Além disso, Zulene também questiona o fato da justiça ter escutado somente a Vale e os indígenas e, esquecido da população que realmente está sendo diretamente afetada com esta determinação de, além de paralisar o projeto Onça Puma, dessa vez, decidiu fechar de vez a Vale no município de Ourilândia.

“É uma situação muito triste e preocupante a que estamos vivenciando aqui em Ourilândia. O que estão fazendo com a nossa comunidade, é muito triste. Ninguém está, de fato, se preocupando com os mais de 40 mil habitantes de Ourilândia, com os mais de 40 mil habitantes de Tucumã e, os mais de 70 mil habitantes de São Félix do Xingu, que também estão sendo prejudicados com esta determinação. Quem parou para nos ouvir? Mais de 2 mil moradores ourilandense desempregados, ou seja, mais de 2 mil famílias sem ter como sobreviver dignamente, por conta desta decisão, que só se preocupou com um lado e esqueceu a maioria”, ressalta bastante indignada.

Os manifestantes chegaram a liberar a via por cerca de uma hora às 18h, mas, voltaram a bloquear e agora, estima-se que a mesma só voltará permitir o tráfego, a meia noite e, por tempo indeterminado. “Estamos liberando o tráfego de ambulâncias e carros de polícia, somente. Tudo o que nós queremos é ser ouvidos por aqueles que decidiram por uma paralisação, sem nos ouvirem, sem conhecer a realidade da nossa comunidade, da nossa cidade. Nós precisamos que a Vale volte a operar e, precisamos apresentar para estas pessoas o porque a mineradora é tão importante para nós e nossa sobrevivência econômica”, finaliza.

A Polícia Militar permanece no local onde a manifestação está sendo realizada, para garantir a segurança de todos.

Assista mais do momento em que a via foi liberada por uma hora para passagem dos veículos:

 

EM BRASÍLIA

O prefeito de Ourilândia do Norte, Dr. Romildo Veloso, juntamente com o vice-prefeito, Cleber do Lau, Dr. Jackson e o deputado federal, Joaquim Passarinho, estiveram reunidos, nesta quarta (12), em Brasília, com o sub-procurador geral da República, Antônio Carlos Bigonha, na sede do Ministério Público Federal, onde foi tratado o assunto referente ao projeto Onça Puma.

“Por aqui, seguimos confiantes!”, comenta o prefeito Veloso na página da Prefeitura, no Facebook.

Quem também expressou palavras importante e confiantes, em seu perfil pessoal no Facebook, foi o deputado federal, Joaquim Passarinho. “Nos reunimos hoje com o senhor Antônio Carlos Bigonha sub-procurador Geral da República, na sede do Ministério Público Federal, em Brasília, juntamente com o prefeito de Ourilândia do Norte, Romildo Veloso, o vice-prefeito Cleber, para tratarmos de um assunto de extrema relevância para o município e região sudeste do Estado do Pará, o Projeto Onça Puma, que gera mais de 3 mil empregos direto e indiretos, gerando desenvolvimento e aquecendo a economia da região. Seguimos confiantes e buscando sempre melhorias para o povo do Pará” comentou.


Joaquim Passarinho, que está sendo um apoio a mais na luta pela mudança na determinação de fechar a Vale, feita na semana passada pelo TRF1, recebeu, recentemente, o Certificado de Cidadão Ourilandense em reconhecimento aos serviços prestados ao município e região da PA 279, realizada na Câmara Municipal de Ourilândia.

 

 

 

Texto: Danielle Zuquim
Imagens: Wesley Costa (Fato Regional)