Pará recebe nova remessa de vacinas contra a covid-19

Foto: Divulgação/Agência Pará

Uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 chegou ontem, 9 no Pará. São 197.730 doses de Pfizer que devem reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19. Desde janeiro do ano passado, o Pará já recebeu do Ministério da Saúde 18.259.185 doses, sendo que os quantitativos são enviados aos 144 municípios conforme a necessidade de cada local.

As doses são destinadas para realização de segunda dose para jovens de 12 a 17 anos. Segundo a diretora de Epidemiologia da Sespa, Daniele Nunes, desde a primeira remessa recebida no ano passado, a Sespa tem repassado os quantitativos aos municípios de acordo com a demanda populacional dos grupos prioritários de cada fase. “Essa logística envolve diferentes setores da Secretaria assim como outras pastas. Nosso trabalho tem permitido que a vacinação chegue a todos os municípios paraenses com rapidez e segurança”.

Após a chegada no Aeroporto Internacional de Belém, as doses foram encaminhadas ao Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), em Ananindeua, localizada na Região Metropolitana de Belém, onde ficam armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Em seguida, são enviadas aos municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“A Sespa reforça que é muito importante que a população busque os postos de vacinação e não deixe de fazer o ciclo completo da vacina. Estamos avançando com a vacinação, e isso possibilita que rotinas pré-pandemia sejam retomadas, mas nós sempre reforçamos a importância de que alguns cuidados permaneçam como, por exemplo, a higienização das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social”, salienta o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.


Serviço

Informações sobre a vacinação são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o Estado na página: www.saude.pa.gov.br/vacinometro/.

Fonte: Agência Pará

 

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar