O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), acompanhou a entrega de 28 leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19, no Hospital Municipal de Parauapebas. É uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura e a mineradora Vale. A medida amplia a oferta de leitos da região sul. A meta é chegar a 48 novos leitos na região até o final desta semana, somando 243 ao todo. Essa meta já aumentou em relação às últimas informações do governo, que davam conta de 239.
- Leia mais sobre as metas de leitos de covid-19, no sul do Pará, em Fato Regional:
Municípios do sul do Pará receberão mais 48 leitos de UTI dedicados ao tratamento de covid-19
“Nesse momento, nós estamos chegando próximo de 2,1 mil leitos para covid-19 em todas as regiões do Pará. Seguimos avaliando, cientificamente, as regiões com mais pressão no sistema de saúde, dentro da estratégia de ampliar a cobertura hospitalar e aproximar os atendimentos em cada microrregião. As cinco cidades polos do sul e sudeste garantem 243 leitos. A cidade de Parauapebas tem hoje, um incremento importante e estará atendendo também Canaã, Curionópolis e a PA-279 ”, ressaltou Helder.
Todos os leitos contam com bomba de infusão, ventilador pulmonar, cardioversores e estrutura preparada para hemodiálise. Os leitos estão 100% equipados com monitores multiparâmetro. Até o momento, 242 pacientes foram atendidos desde janeiro de 2021, com 211 altas. Para dar continuidade ao tratamento humanizado referência na região, 210 profissionais atuarão diretamente e indiretamente na Ala Covid-19.
“Estamos na estratégia de ampliação de leitos em todas as regiões do Pará, trabalhando em parceria para que possamos expandir a rede na região do sul e sudeste. Os leitos entregues hoje vão atender a comunidade de Parauapebas e Carajás. Também temos atendimento em Marabá, em Tucuruí, Conceição do Araguaia e Redenção. Essa estratégia facilita a logística pro paciente que tem um suporte de atendimento muito maior“, disse o secretário de saúde, Rômulo Rodovalho.
A parceria do governo do estado com a mineradora Vale tem o objetivo de evitar a pressão no sistema de saúde municipal. Como cidade polo, Parauapebas recebe muitos pacientes de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás.
“Nós chegamos num momento da pandemia em que as nossas condições estão estranguladas, por mais que a gente faça o trabalho para que as pessoas possam se recuperar dessa enfermidade. Essa parceria é um alento para nós, mas sabemos que só isso não será suficiente. A população precisa continuar se conscientizando e fazendo sua parte”, disse o prefeito de Parauapebas, Darci Lemen.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)