O Instituto Doxa divulgou nesta sexta-feira (20) uma nova pesquisa sobre as Eleições 2024 em Tucumã, no Sul do Pará. Sob o registro PA-03926/2024 junto ao Tribunal Regional Eleitoral, o levantamento confirma o cenário que vem sendo apontado por outras pesquisas: ampla vantagem do atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Celso Lopes (União Brasil), com 68% de aprovação da gestão dele. O nível de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.
A pesquisa do Instituto Doxa entrevistou 400 eleitores, de diferentes perfis e setores de Tucumã, entre os dias 11 e 15 de setembro. No cenário estimulado, no qual os eleitores são apresentados aos candidatos que estão disponíveis, Dr. Celso tem 53,6% das intenções de voto. Adelar (MDB) vem em seguida, com 21,5% das menções. Mendonça (PL) seria a escolha de 8,8%. Daniel Siade (Avante) teve 1,6% das menções, seguido de Junior Paragados (PT), com 0,8%. Para 8,3%, há possibilidade de anular o voto. Outros 5,6% não souberam responder ou não opinaram.
No cenário espontâneo, no qual os entrevistados pelo Instituto Doxa dizem em quem pensam em votar, sem opções apresentadas, Dr. Celso é mencionado por 44%. Em segundo lugar aparece Adelar, com 16%. Depois vêm Mendonça, com 8,6% e Daniel Siade, com 0,3%. Júnior Paragados não foi mencionado neste cenário. Brancos e nulos somaram 0,3%. Porém, neste cenário, chamou a atenção o número de indecisos: 30,7%.
O Instituto Doxa também mensurou o índice de rejeição dos candidatos (em quem os eleitores entrevistados não votariam de jeito nenhum). Adelar e Dr. Celso aparecem empatados neste índice, com 15,3% das menções. Mendonça vem em seguida, com 13,7%, e Junior Paragados, com 10%. Daniel Siade teve a menor rejeição, marcando 4%. Outros 21,7% dizem não rejeitar nenhum candidato, enquanto 20% não souberam responder ou não opinaram.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Operação da PC e da PM recaptura um dos fugitivos da Delegacia de Ourilândia e prende outro suspeito do arrastão na praça
- Operação federal remove mais de 180 animais que ainda estavam sendo criados na Apyterewa, em São Félix do Xingu
- Homem é preso após onda de furtos a residências na Taboca, em São Félix do Xingu
- Dois membros do ‘Trio da Treta’ fogem da carceragem da Delegacia de Ourilândia
- PL e Podemos tentam induzir Justiça Eleitoral a erro ao questionar pesquisa da Destak, em São Félix do Xingu; juiz reconhece credibilidade do estudo
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!