A Polícia Federal e o Ibama flagraram a pesca ilegal de espécies nativas de tartarugas no rio Xingu. Uma pessoa foi autuada em flagrante pelo crime ambiental — com multa de R$ 15 mil — e os animais foram liberados de volta à natureza. O caso ocorreu no município de Porto de Moz, região do Baixo Amazonas do Pará, na sexta-feira (8).
Há alguns dias a PF e o Ibama vêm fazendo uma série de operações ao longo do rio Xingu, que passa pelos municípios de Altamira e São Félix do Xingu. O trabalho busca reprimir a caça e o comércio ilegal de animais silvestres na área.
“A pesca ilegal de animais silvestres prejudica o equilíbrio ecológico da fauna e flora amazônica. Espécies protegidas pela lei costumam ser mais valiosas para compradores e vendedores ilegais e acabam se tornando alvos preciosos para os criminosos”, informou a PF por nota.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Câmara debate demarcação de terra indígena entre São Félix do Xingu e dois municípios do Mato Grosso; 201 propriedades podem ser afetadas
- Vacina contra poliomielite evoluiu e deixará de ser gotinha
- Gincana da Independência: prefeito Dr. Celso valoriza esporte, cultura e religiosidade em Tucumã com final de semana de atividades