sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Polícia de Minas Gerais investiga furto de Césio-137; material radioativo causou grave crise em 1987

As duas fontes furtadas possuem potencial radioativo quase 300 vezes menor do que os elementos da crise de 1987, mas ainda assim representam risco
A mineradora AMG deu falta das fontes de Césio-137 no dia 29 de junho, mas só agora o caso veio à tona (Foto: AMG)

A Polícia Civil de Minas Gerais está investigando o furto de duas fontes de Césio-137 de uma mineradora da cidade de Nazareno. O caso é acompanhando pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Governo Federal.

O elemento Césio-137 foi responsável por uma grave crise em 1987, em Goiânia, que levou mais de 120 pessoas a uma grave contaminação por radiação. Quatro delas acabaram morrendo e várias ficaram com sequelas.

Por nota, a mineradora AMG informou que os equipamentos desapareceram no dia 29 de junho. Assim que perceberam, eles acionaram a polícia, fizeram o boletim de ocorrência e acionaram os órgãos de fiscalização.

“A empresa lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível”, diz nota da AMG.

Leia mais, no Fato Regional:


(Da Redação do Fato Regional)

Nos siga no Facebook e no Instagram!