O prefeito de Tucumã, no sul do Pará, Dr. Celso Lopes (PSDB), anunciou a pavimentação de 10 quilômetros de vias urbanas. O levantamento das vias que serão beneficiadas deve ser concluído ainda nesta semana. Após o levantamento, o projeto será feito e então licitado. O investimento será dos R$ 20 milhões que a prefeitura emprestou da Caixa, mais recursos próprios do tesouro municipal.
As obras, garante Dr. Celso, vão seguir o mais alto padrão de qualidade. O asfalto terá espessura de 5 centímetros, as vias terão drenagem e sinalização e calçadas de 1,5 metro, para dar segurança aos pedestres. O planejamento foi anunciado durante entrevista à rádio Positiva FM, nesta quarta-feira (27).
O empréstimo junto à Caixa foi feito com autorização do poder legislativo municipal. Dr. Celso ressaltou que por estar pela quarta vez à frente da Prefeitura de Tucumã, trabalha com responsabilidade para entregar obras com qualidade. Todos os serviços serão orçados junto ao Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).
“Temos uma cidade que se desenvolve a passos largos, rumo a para uma verdadeira transformação. Grande parte das vicinais está recuperada, tudo com recursos próprios. E agora teremos esse projeto para asfaltar mais 10 km de vias urbanas. E daremos continuidade a outras obras nas vias urbanas de Tucumã. É difícil encontrar uma cidade do mesmo porte que a nossa com tantas obras usando recursos próprios”, garantiu o prefeito.
Dr. Celso voltou a explicar que a avenida Pará já está com a renovação da iluminação quase pronta e com fios subterrâneos, para deixar o visual da via mais bonito. Em seguida, será feito o projeto de paisagismo com flores, plantas, ilhas de grama e vegetação variada. Também detalhou, mais uma vez, que as palmeiras que estavam na via foram suprimidas por estarem doentes e apresentavam riscos. Mas o ver da via não vai desaparecer.
As obras na avenida Pará devem seguir até a avenida Brasil, que também deverá receber um novo projeto urbanístico. Os ipês estão sadios e serão mantidos, mas os postes serão trocados por postes mais altos, no estilo veleiro. Outros arranjos no paisagismo, pavimentação, sinalização e reformas deverão ser feitos.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: