O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber (MDB), convidou o povo xinguense para a inauguração da ponte sobre o rio Fresco, no dia 5 de julho. A obra é uma das maiores da história do município e é considerada a mais importante da gestão atual, em parceria com o Governo do Pará e com apoio do deputado Torrinho (MDB). Restam apenas os últimos retoques e a pavimentação.
“Taboca, Nereu, Teilândia, Campo Verde, Nova Vida, São José, Porto Estrela e Iriri. Essas são as áreas que serão integradas com essa obra magnífica, que o governador Helder Barbalho vem aqui para inaugurar no dia 5 de julho. É com muita alegria que convido a todos para participar dessa grande festa, que mostra o prestígio do governo e do empenho do deputado Torrinho com nosso município de São Félix do Xingu. O velho do lado de cá é duro e o governador é duro do lado de lá. A ponte saiu!”, exclama o prefeito João Cleber.
A estrutura vai dar mais opções de mobilidade e facilitará o escoamento da produção agropecuária, principalmente do gado e do cacau. Com 480 metros de extensão, a ponte sobre o rio Fresco tem 11 vãos, sendo nove de 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval, terá duas pistas de rolamento, faixa de pedestres e iluminação pública em LED.
A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Félix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu e de integração do Araguaia. O município tem o maior rebanho bovino do Brasil e forte economia agropecuária. Com o novo acesso, será possível aquecer ainda mais a economia da cidade e integrar a região, atraindo investimentos e levando a mais desenvolvimento.
Pela lei estadual 10.513/2024, aprovada pela Alepa e sancionada pelo governador Helder Barbalho, a ponte sobre o rio Fresco recebeu o nome Francisco Torres de Paula. É uma homenagem um dos pioneiros do município de São Félix do Xingu, pai do prefeito João Cleber e do deputado Torrinho.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Ato em São Paulo pede impeachment do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Lula
- Primeiros voos da Azul ligando Ourilândia do Norte a Parauapebas e Belém começam nesta segunda, 10 de junho
- Mais de 335 mil eleitores devem ir às urnas para as Eleições 2024 no Sul do Pará; Redenção e São Félix do Xingu têm maior número de eleitores
- Mais de 33 mil famílias no Sul do Pará ainda não aderiram ao benefício da Tarifa Social de Energia; veja como fazer