segunda-feira, 27 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Presidente da França e Lula visitam o Pará nesta terça-feira (26) no começo de uma agenda de 3 dias pelo Brasil

Antes, o presidente Emmanuel Macron deverá passar pelo território francês na Amazônia, a Guiana Francesa. Na visita ao Pará, Lula e Macron deverão conhecer as fábricas de chocolates artesanais do Combu, mundialmente conhecidos, da Região das Ilhas de Belém. Ainda devem encontrar com líderes indígenas e comunidades locais num passeio de barco.
A visita de Macron ao Brasil será acompanha pelo presidente Lula e vai começar pelo Pará,, numa visita para apresentar a sede da COP 30 ao presidente da França (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente da França, Emmanuel Macron, fará uma visita de três dias ao Brasil. A agenda, que será acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa nesta terça-feira (26), com uma visita a Belém, capital do Pará e sede da COP 30 em 2025. A visita terá um passeio de barco e visita às comunidades da Região das Ilhas da capital paraense, onde serão conhecidas fábricas de chocolates artesanais e haverá reunião com lideranças indígenas.

No primeiro dia no Brasil, Lula e Macron vão discutir temas de interesse entre Brasil e França: o bioma amazônico, a Guiana Francesa e departamento ultramarino da França. A agenda é centrada na preservação ambiental e na agenda climática, no desenvolvimento econômico local, na promoção do comércio e da integração das áreas fronteiriças e nas comunidades indígenas.

Ainda nesta terça-feira, Macron e Lula seguem para o Rio de Janeiro. Na manhã de quarta-feira (27), seguirão para o município de Itaguaí, onde está o complexo naval no qual são construídos submarinos de origem francesa. A parceria pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) foi firmada em 2008 e vai desenvolver o terceiro veículo, que é considerado fundamental e estratégico para a Defesa Nacional.

Em Brasília, na quinta-feira (28), Lula e o presidente francês devem debater questões relacionadas à relação bilateral entre os países e pontos do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Após a cerimônia de recepção e a reunião bilateral, será feita a assinatura de atos firmados durante a agenda no Brasil. Espera-se que mais de uma dezena de atos bilaterais em negociação possam ser firmados durante a viagem e que podem se transformar em benefícios para a economia e desenvolvimento nacional.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!