sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Professor Romis, de Ourilândia, recebe medalha da OPMBr e se torna um dos 10 melhores docentes de Matemática do Brasil

Romis de Souza Moraes, da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, foi um dos vencedores da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Após receber a medalha de ouro, em Brasília, fará um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangao, na China, pela Unesco
O professor Romis recebeu a medalha que o consagra um dos 10 melhores professores de matemática do país, ao lado do titular da Seduc, Rossieli Soares, e do secertário municipal de Educação de Ourilândia, José Leite (Foto: Fábio Nakamura / MEC)

O professor de matemática Romis de Souza Moraes, da escola estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, recebeu a medalha de ouro por ter sido um dos 10 vencedores da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). A cerimônia que o colocou entre os 10 melhores docentes da disciplina no país ocorreu em Brasília, nesta terça-feira (21).

A cerimônia foi promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e contou com a presença do secretário municipal de Educação de Ourilândia, professor doutor José Leite; e do secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares. Romis venceu a disputa que reuniu 600 professores de matemática de todo o Brasil. Como prêmio, fará um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, por 15 dias. O país está sempre entre os melhores do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

“Receber a medalha foi uma sensação incrível! Com uma palavra só, não consigo dimensionar. Porém, posso dizer que fiquei muito feliz. Foi uma conquista levada por mim aos professores naquele momento, que representou os professores do Pará. A partir de agora, com a visibilidade que nós temos, poderemos ter grandes práticas e exercícios, como é o tema da Olimpíada, para a educação paraense, para o município de Ourilândia e, talvez, para o Brasil”, disse Romis.

Com uma história de amor pela educação, que começa com ele sendo alfabetizado pela própria irmã, na zona rural de Ourilândia do Norte, Romis vê a carreira sendo reconhecida nacionalmente. Na família dele, foi um dos poucos a conseguir completar o ensino superior. O professor acredita que a Matemática é uma disciplina fascinante quando as técnicas e fundamentos são dominados.

Após estimular vários alunos a participar de competições educacionais, chegou a vez do professor Romis ser agraciado com a premiação máxima em uma competição nacional que reuniu os 600 melhores professores de matemática do Brasil (Foto: Ascom Seduc)

“A experiência do professor Romis é muito importante, primeiro porque mostra aos outros colegas que é possível obter grandes conquistas. Segundo, porque a gente precisa de símbolos na vida, a gente precisa de pessoas que mostrem o quanto é possível alcançar. Estive em Brasília com o professor Romis para prestigiar a entrega da medalha de ouro, que retornará ao Pará como um símbolo de dedicação e de que podemos ir sempre além. Parabéns ao professor Romis e bora fazer mais!”, destacou o secretário Rossieli Soares.

Com orgulho, o professor Romis ergue a bandeira de Ourilândia do Norte (Foto: Fábio Nakamura / MEC)

Aluno do professor Romis, de Ourilândia do Norte, já conquistou medalha de ouro numa OBMEP 2023

Em sala de aula, diz se sentir à vontade para ser extrovertido e tenta deixar o ensino menos metódico. A didática de Romis busca a individualidade dos alunos e o atendimento a necessidades específicas.

“Não deixo nenhum aluno desistir da Matemática ou acreditar que a disciplina não é para ele antes de aprender com ela. Estou sempre buscando formas de incentivar meus alunos e engajá-los em competições que envolvam a disciplina. Tanto internamente, promovendo gincanas em sala de aula, como em competições nacionais, como a OBMep. A cada competição eles ficam mais animados na busca de melhores resultados”, afirma.

Esses estímulos da didática de Romis levou um dos alunos deles, no programa “OBMEP na escola”, a conquistar medalha de ouro na competição, em 2023, colocando Ourilândia do Norte em destaque nacional. Agora é o professor que aguarda o anúncio final de uma competição educacional.

O professor Romis busca formas de deixar a sala de aula dinâmica, leve e sempre estimulando a dominar as técnicas e fundamentos da Matemática (Foto: Ascom Seduc)

O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final do ano passado, levando em conta os resultados da área de Matemática. E faz parte da elite da Matemática mundial (nível 5 da International Mathematical Union – IMU), com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!