domingo, 19 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Programa Alfabetiza Pará: confira as metas estabelecidas para os municípios da região sul do Estado

O evento ocorreu na última quinta-feira, 4, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, e teve como compromisso um evento para debater sobre a alfabetização no Pará
Imagem da bancada dos representantes no evento (FOTO: FELIPE MOREIRA / ASCOM SEDUC)

O Governo do Pará tem alcançado avanços na alfabetização de crianças em toda a região e, também, no sul do estado. Através do Programa Alfabetiza Pará, lançado em fevereiro de 2023 pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o objetivo de garantir a alfabetização na idade correta é cumprido em colaboração com as prefeituras locais. Durante evento realizado na última quinta-feira, 4, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, foi reafirmado o “Compromisso Alfabetiza Pará”.

As metas de cada localidade foram estabelecidas com base nos resultados das Avaliações de Língua Portuguesa do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), coordenado pela Seduc e alinhado aos padrões do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Confira a tabela com as metas de alfabetização nos municípios do sul do Pará para esse ano e 2030:

Município Ano de 2024 Ano de 2030
Tucumã 68,2% 96,1%
Redenção 65,0% 95,7%
Cumaru do Norte 60,6% 95,2%
Pau D’Arco 61,1% 95,3%
Xinguara 60,4% 95,2%
Ourilândia do Norte 59,3% 95,1%
Rio Maria 52,9% 94,3%
Água Azul do Norte 38,5% 92,0%
Bannach 59,3% 95,1%
São Félix do Xingu 62,3% 95,4%

Em apenas seis meses de implementação completa do programa em 2023, a porcentagem de crianças leitoras no Pará aumentou significativamente, passando de 21% para 47%, conforme a Avaliação de Fluência Leitora. Este levantamento abrange dados de escolas públicas estaduais e municipais.

Prefeitos, membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC), representantes do Tribunal de Contas do Município e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) revisaram as metas de alfabetização para este ano e para 2030, seguindo as novas diretrizes da política nacional de alfabetização e do programa estadual.

Imagem tirada no fundo do auditório, com a presença dos participantes do evento (FOTO: FELIPE MOREIRA / ASCOM SEDUC)

Esses resultados são motivo de celebração para os municípios do sul do Pará, onde o compromisso das equipes educacionais, juntamente com o apoio governamental, geram um impacto significativo no desenvolvimento educacional das crianças.


(Pedro Ribeiro, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)

LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL: