Um projeto da gestão do prefeito João Cleber (MDB) está auxiliando pequenos pecuaristas de São Félix do Xingu, no sul do Pará, na melhoria genética do rebanho xinguense, que é o maior do Brasil. Os produtores estão sendo amparados por técnicos e médicos veterinários qualificados, que vão garantir animais muito mais saudáveis, fortes e de qualidade, fazendo a pecuária local se tornar um destaque nos mercados nacional e internacional.
O projeto de melhoria genética do rebanho, da gestão do prefeito João Cleber, é fruto de um convênio entre a Secretaria Municipal de Agricultura de São Félix do Xingu (Semagria) e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer). Ao selecionar as melhores matrizes, essa parceria estratégica vai otimizar a qualidade do rebanho, promovendo um aumento na produtividade e no valor genético dos animais.
Os técnicos e médicos veterinários estarão à disposição dos produtores, oferecendo orientações e assistência especializada em todas as etapas do processo, que começa com a escolha das matrizes e passa pelo acompanhamento pós-inseminação. Já foram atendidos produtores do Nereu, da Vila Canaã, do Santa Rosa e do Xadá, somente no primeiro momento, como observa o titular da Semagri, Marlos Peterle, que garante que a iniciativa da gestão do prefeito João Cleber vai beneficiar produtores de gado leiteiro e de corte.
“Acreditamos que essa iniciativa fortalecerá a pecuária local, proporcionando aos pequenos produtores a oportunidade de aprimorar sua produção e garantir a sustentabilidade de suas atividades. Além disso, esperamos que essa parceria seja um exemplo inspirador para outras regiões, demonstrando como a colaboração entre entidades públicas e privadas pode impulsionar o desenvolvimento rural”, comentou o prefeito João Cleber.
A produtora Luciana Gonçalves aprovou o projeto de melhoria da qualidade da genética do rebanho de São Félix do Xingu e acredita que o futuro para os pequenos produtores, amparados pela gestão do prefeito João Cleber, é muito promissor. “Só temos a agradecer ao prefeito e à equipe dele que garantiram esse projeto que é muito bom para nós, produtores, porque vai melhorar nosso trabalho e a qualidade das nossas criações”, comentou.
(Da Redação do Fato Regional)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Dr. Júlio e Alessandro inauguram posto de saúde do bairro Liberdade de Morar, em Ourilândia do Norte
- Inscrições no Sisu 2024 começam dia 22; Unifesspa tem vagas para São Félix do Xingu, Xinguara e Santana do Araguaia
- Prefeito João Cleber e deputado Torrinho acompanham inspeção do Governo do Pará ao terreno onde será a Usina da Paz de São Félix do Xingu
- Gestão do prefeito João Cleber avança com obras de pavimentação em São Félix do Xingu