“Redução na criminalidade demonstra que estamos no caminho certo”, diz Helder

O governador Helder Barbalho apresentou, durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (1) um balanço do primeiro mês de sua gestão referente à área de Segurança Pública no Pará. Confira:

REDUÇÃO DOS HOMICÍDIOS

Para o governador, os números apresentados pela Segup, que mostram os dados de redução dos crimes violentos no Pará, indicam que as ações adotadas pelo sistema de Segurança Pública, polícias Civil e Militar no Pará estão tendo êxito. “Redução em mais de 30% na criminalidade, fazendo com que o mês de janeiro de 2019 seja o menos violento dos últimos anos seguramente é uma demonstração de que nós estamos no caminho certo. Festejar o momento em que vidas são perdidas e pessoas são vítimas da violência, jamais. Porém, nós continuaremos trabalhando para promover a paz, para garantir a pacificação, com afinco e a colaboração da Polícia Militar, da Polícia Civil e da sociedade, nós conseguiremos vencer esta luta contra a criminalidade no Estado do Pará”.

ROUBOS A BANCOS

De acordo com o governador, todos os assaltos a bancos ocorridos no interior do Estado em janeiro deste ano já estão sob investigação. “Os quatros episódios de assaltos a banco que foram registrados no interior do Pará estão ligando a bandos que usam deste procedimento para financiar a criminalidade. Das quatro ocorrências, três já foram esclarecidos. Desses três, seis pessoas foram presas e seis morreram durante confronto com a polícia. Sobre o quarto episódio, nós já estamos com toda a mobilização e estrutura para solucionar. Temos convicção de que nós teremos, também, mais este episódio esclarecido, com o pulso forte do Estado, para que esta cultura de assalto a banco não mais permaneça no Pará”.

Na última sexta-feira (1º), 20 homens, fortemente armados, invadiram o município de São Félix do Xingu e assaltaram duas agências bancárias na madrugada, além de, fazerem 10 pessoas como reféns, utilizando-as como escudo humano.

Até o momento, ninguém foi preso.

DESLOCAMENTO DE POLICIAIS

Sobre os policiais que foram realocados das áreas administrativas para as atividades de policiamento ostensivo e preventivo nas ruas da Região Metropolitana de Belém, o governador afirmou que foi uma ação decisiva para garantir a queda dos índices de criminalidade neste início de ano. “É fundamental que nós possamos ter a presença da polícia nos bairros, nas comunidades, com estratégia. Que inclusive este presença esteja principalmente nas localidades de maior estatística de violência. Os resultados que estão sendo apresentados condizem exatamente com esta ação. Nós estamos colhendo os frutos do que nós estamos pensando e agindo. Ampliamos o número de policiais efetivos nas ruas, aumentamos os números de viaturas nas ruas. Continuaremo agindo com inteligência e prevenção, mas também com ostensividade, para que possamos fazer a repressão ao crime”.

FORÇA NACIONAL

Com relação ao apoio da Força Nacional, solicitada pelo governador no início do mês de janeiro, o governador garantiu que continuará pleitando auxílio junto ao Governo Federal para reforçar a segurança no Pará. Helder destacou, ainda, que a previsão da chegada do apoio está prevista para o mês de março deste ano.


“Na próxima segunda-feira (4), nós estaremos reunidos em Brasília (DF), com o secretario nacional de Segurança Pública, para estabelecer um cronograma, já que houve sinalização de que em março nós já teremos este apoiamamento. Em paralelo a isto, estaremos dialogando com os policiais do Pará, que estão cedidos para a Força Nacional de Segurança, com a finalidade de pleitear retorno de parte destes para nos ajudar no enfrentamento à criminalidade”.

 

(Com informações de OLIBERAL.COM)

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar