Pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostra que as regiões Norte e Nordeste do país são as que mais consomem macarrão. No Brasil, o consumo cresceu 5,6% de janeiro a agosto deste ano, com o volume de vendas chegando a 875.938 toneladas. Do total, 261.149 toneladas comercializadas foram nos estados dessas duas regiões e o tipo comum representa 40,29% do faturamento.
No mesmo período de 2023, esse volume foi de 829.294 toneladas, segundo a pesquisa. As regiões Norte e Nordeste já eram destaque. “O macarrão é um alimento que atravessa fronteiras culturais e socioeconômicas, consolidando-se como uma escolha frequente para as refeições dos brasileiros”, disse o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão. Há 10 anos, o Brasil celebra o Dia Nacional do Macarrão (25 de outubro).
O Dia Nacional do Macarrão se tornou relevante para o setor de massas alimentícias no país, pois é uma data que reforça a importância do macarrão na alimentação do brasileiro, tanto pelo valor nutricional quanto pelo preço acessível e versatilidade em receitas, indo de prato principal a acompanhamento. A Abimapi também observou demanda crescente por massas mais saudáveis, funcionais e para pessoas com restrições a glúten. Há variedade nos supermercados.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Menino de 8 anos morre após ser atropelado por ônibus escolar, na zona rural de Redenção
- Após 14 anos, estuprador condenado e foragido de Ourilândia do Norte, é preso nos Estados Unidos
- Dentista e empresário Gustavo Oliveira é assassinado em Tucumã; corpo foi encontrado na agrovila do Cuca
- Menire Biok: celebração da cultura e tradição das mulheres Kayapó na aldeia A’ukre
- VÍDEO: câmera registra bando invadindo a casa do dentista Gustavo Oliveira e o sequestrando em Tucumã
- Meta disponibiliza ferramenta de inteligência artificial no WhatsApp; veja como usar
- Em Ourilândia, etnia Kayapó, Funai, Seaster e Vale Metais Básicos debatem garantia de direitos a povos indígenas
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!