sábado, 18 de janeiro de 2025

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Regiões Norte e Nordeste são as que mais consomem macarrão no Brasil, diz pesquisa

Há 10 anos, o Brasil celebra o Dia Nacional do Macarrão no dia 25 de outubro, como uma data para ressaltar a importância, versatilidade e preço acessível do macarrão na alimentação dos brasileiros. Das 875.938 toneladas de macarrão comercializadas de janeiro a agosto deste ano, 261.149 foram vendidas nas regiões Norte e Nordeste.
O macarrão é considerado um dos alimentos mais versáteis e com preço acessível, cabendo numa imensa variedade de receitas, seja como prato principal ou acompanhamento (Foto: Divulgação / Via Hiléia)

Pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostra que as regiões Norte e Nordeste do país são as que mais consomem macarrão. No Brasil, o consumo cresceu 5,6% de janeiro a agosto deste ano, com o volume de vendas chegando a 875.938 toneladas. Do total, 261.149 toneladas comercializadas foram nos estados dessas duas regiões e o tipo comum representa 40,29% do faturamento.

No mesmo período de 2023, esse volume foi de 829.294 toneladas, segundo a pesquisa. As regiões Norte e Nordeste já eram destaque. “O macarrão é um alimento que atravessa fronteiras culturais e socioeconômicas, consolidando-se como uma escolha frequente para as refeições dos brasileiros”, disse o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão. Há 10 anos, o Brasil celebra o Dia Nacional do Macarrão (25 de outubro).

O Dia Nacional do Macarrão se tornou relevante para o setor de massas alimentícias no país, pois é uma data que reforça a importância do macarrão na alimentação do brasileiro, tanto pelo valor nutricional quanto pelo preço acessível e versatilidade em receitas, indo de prato principal a acompanhamento. A Abimapi também observou demanda crescente por massas mais saudáveis, funcionais e para pessoas com restrições a glúten. Há variedade nos supermercados.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Brasil)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!