Reunião entre Aneel e Fiepa debate redução da tarifa de energia no Pará

Imagem Ilustrativa (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rodrigo Limp, reúne nesta quinta-feira (24) com dirigentes da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), para debater um assunto que preocupa todos os segmentos da economia do Estado: será possível baixar os custos da tarifa da conta de luz a níveis “aceitáveis”? De acordo com o Centro das Indústrias do Pará (CIP), órgão parceiro da Fiepa, eles encontraram a fórmula.

Por meio de ofício direcionado ao governador Helder Barbalho (MDB), o presidente do CIP, José Maria Mendonça, encaminhou no dia 3 deste mês uma proposta que “visa equalizar o preço da energia elétrica cobrado da sociedade paraense”.

A proposição, que deverá ser direcionada ao governo federal e à própria Aneel, baseia-se em “estudo detalhado sobre os motivos que levaram a esse contraste de um dos maiores produtores de energia limpa e renovável ser uma das maiores tarifas do sistema elétrico”.

Segundo o levantamento do CIP em 2017, “a conclusão desse estudo é extremamente simples”, e indica: “é preciso mudar somente um único parágrafo do Decreto 7.805/2012, que regulamentou a Medida Provisória 579, de 11 de setembro de 2012”, que “criou e determinou a forma de alocação de cotas, em seu artigo 4º, parágrafo 1º”.


De acordo com José Maria Mendonça, realizando a alteração apresentada, poderá aliviar o peso tarifário para a população e o próprio setor industrial.

 

Da Redação Fato Regional, com informações do Roma News

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar