Os municípios de São Félix do Xingu e Ourilândia do Norte, assim como Tucumã, suspenderam eventos de carnaval. A medida está prevista em decretos dos prefeitos e têm como objetivo evitar aglomerações que podem ser perigosas para a proliferação do coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia de covid-19.
- Clique aqui para ler o decreto sobre o ponto facultativo de São Félix do Xingu
- Acesso o decreto de medidas de prevenção à covid-19 em Ourilândia do Norte
- Veja o decreto estabelecendo feriados e pontos facultativos em Ourilândia
- Clique para ver o decreto sobre o carnaval em Tucumã
As medidas proíbem nos municípios festas, eventos e manifestações carnavalescas diversas. A aglomeração de pessoas, seja em área aberta ou particular, está passível de dispersão até por força policial. Mas ainda que não haja comemorações, as prefeituras determinaram ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17. Ao menos assim os servidores poderão descansar.
LEIA TAMBÉM, EM FATO REGIONAL
Eventos de Carnaval estão suspensos em Tucumã
No setor privado, a dispensa de pessoal fica por conta das políticas de cada empresa. Ressaltando que como não se trata de feriado nacional e nem é estabelecido feriado estadual por lei, a folga não é obrigatória.
Todos os estabelecimentos comerciais devem estar atentos aos decretos de cada município para evitar multas e outras punições por descumprimento.
(Da Redação Fato Regional)