São Félix do Xingu, no sul do Pará, se prepara para mais um Campeonato Ruralzão e Copa do Interior. Será a terceira edição das competições, que neste ano podem reunir até 70 equipes. As obras da prefeitura, na gestão do prefeito João Cleber (MDB), já começaram para manutenção dos espaços da competição que começa em agosto, no Estádio Municipal Abdiel Carin Assad Salomão (Turcão).
As duas competições estão entre os maiores torneios de futebol amador do Pará. E uma das características é que as equipes são formadas por pessoas que moram ou trabalham nas zonas rurais. Uma das novidades deste ano é que os participantes deverão comprovar a residência em áreas do campo.
Em 2022, na segunda edição o Campeonato Ruralzão e a Copa do Interior reuniram 54 equipes e um total de 900 atletas amadores. O time Minerasul é o bicampeão da competição. Devem participar equipes das regiões Central, Primavera, Sudoeste, Nereu, Taboca, Ladeira Vermelha, Tailândia, Cascalheira, Campo Verde, KM 23 e Santa Rosa.
Elton Rocha, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Félix do Xingu (Semel), se reuniu com representantes dos clubes para entregar o regulamento. Participaram os vereadores Gonçalo Araújo (MDB) e Josy do RH (PSC). Os encontros foram na vila Campo Verde e nos distritos Taboca e Nereu.
A arbitragem dos jogos será de responsabilidade de árbitros com cursos e certificados pelo Departamento de arbitragem da Federação Paraense de Futebol (FPF). A competição conta com o apoio da Liga Esportiva de São Félix do Xingu (Lesfex), do deputado Estadual Torrinho Torres (Podemos) e da Câmara Municipal, sob a presidência da vereadora Adriana Torres (Solidariedade).
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Rebanho suíno do Pará ultrapassa 560 mil animais com destaque para a região sudeste; Adepará reforça importância de cadastro
- VÍDEO: ‘30% dos alimentos se perdem entre o campo e a cidade’, diz Lula ao defender agropecuária familiar
- Garimpo ilegal é descoberto em Curionópolis com risco de dano à rede de energia e poluição do rio Novo
(Da Redação do Fato Regional)